Câmara promove Gincana sobre a Constituição Federal

Livro “Constituição em Miúdos”, que tem linguagem adaptada ao público jovem, será usado na preparação dos alunos.

Acom/CMI

A Câmara Municipal de Itabira, por meio da Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, vai promover uma gincana sobre a Constituição Federal nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro. Estudantes do Ensino Médio de todas as escolas do município serão convidados a participar.

Itabira/MG – A preparação da turma será pautada no livro “Constituição em Miúdos”, focado no público jovem. A obra foi editada pela diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo.

No início deste mês, a equipe da Escola do Legislativo de Itabira esteve na cidade do Sul de Minas para conhecer o projeto. De acordo com Marcela Cristina Lopes da Silva, diretora da escola itabirana, várias cidades mineiras já realizam a Gincana do Saber. Segundo ela, o objetivo é fazer o mesmo em Itabira, inclusive com abrangência regional.

“Constituição em Miúdos”
O livro que originou a Gincana do Saber reúne os principais pontos da lei que rege o dia a dia dos brasileiros desde 1988. Com personagens e ilustrações, a obra conta com 91 páginas, além de outras 35 com materiais extras, e é pioneira no Brasil.

O livro começou a ser escrito em 2014 e foi lançado no ano seguinte em Pouso Alegre. O Senado Federal abraçou a ideia e assumiu a publicação da “Constituição em Miúdos”, sob coordenação da Associação Brasileira de Escolas Legislativas (Abel). “O nosso objetivo é despertar nos jovens o interesse de conhecer mais sobre os direitos e deveres e sobre a Constituição como um todo”, disse Marcela.