Desfile Cívico do 11º Batalhão dos Bombeiros de Ipatinga

O Batalhão também homenageou os 25 anos do ingresso das mulheres no CBMMG

Em 31 de agosto de 1911, o Presidente do estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, criou através da lei 557 a Seção de Bombeiros. Em maio de 1912, saíram onze Guardas Civis com destino à Capital federal, com a difícil tarefa de se tornarem bombeiros. 
Ipatinga/MG – O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG) é uma Corporação cuja principal missão consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado de Minas Gerais. Ele é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.
O Corpo de Bombeiros Militar foi instalado em Ipatinga em 22 de junho de 1978. Com apenas um Pelotão de 25 (vinte e cinco) bombeiros militares oriundos de Belo Horizonte iniciou os trabalhos de Combate a incêndio, busca e salvamento na região.
.
Em 2004 os militares do corpo de bombeiros de Ipatinga realizaram um desejo antigo, já almejado em 1978, que foi a transferência das instalações para uma área onde antes funcionava o alojamento de funcionários da Usiminas, no centro de Ipatinga, local onde hoje se situa a Sede do 11º Batalhão.
Neste ano, o 11º Batalhão de Bombeiros Militar comemora 40 anos de existência em Ipatinga  e hoje sob o comando do Major Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes, conta um efetivo de 260 militares com Unidades destacadas nos municípios de Cel Fabriciano, Timóteo, Itabira, Manhuaçu e Caratinga. São 85 municípios cobertos em uma área de mais de 27.323,50 km2, alcançando mais de um milhão e meio de habitantes (1.573.429 habitantes).
O 11º Batalhão de Bombeiros de Ipatinga é o mais novo Batalhão de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais e já ocupa a terceira posição entre as unidades que mais atendem ocorrências no Estado de Minas Gerais, com 31.447 ocorrências atendidas no ano de 2017. Além dessa marca, ocupa também a 6ª posição entre as unidades com maior número absoluto de registros totais de pronta-resposta, com 10.189 atendimentos.
.
Esse sucesso é resultado dos esforços e da política estratégica bem alinhada, proposta pelo Comandante Geral do CBMMG, Coronel Cláudio Roberto de Souza, do Chefe do Estado Maior Coronel Edgar Estevo da Silva e do Coronel Silvane Givisiez Comandante do Quinto Comando Operacional de Bombeiros, que demonstraram apoio total e irrestrito às aspirações e anseios da região do Vale do Aço.
.
Aproveitando esse momento cívico, o 11º BBM homenageia os 25 anos do ingresso das mulheres no CBMMG. Essa conquista foi possível através da publicação da Lei 11.099, em 18 de maio de 1993.
.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS
O AMIGO CERTO NAS HORAS INCERTAS