HNSD realiza ciclo de palestras sobre o Setembro Amarelo

O encontro foi realizado nos dias 25 e 26 de setembro

HNSD/divulgação

Nos dias 25 e 26 de setembro, às 7h30, os colaboradores do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) se reuniram no auditório para participar de um ciclo de palestras sobre o Setembro Amarelo. Desde 2015, setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio. Momento em que é possível intensificar os diálogos, ações e campanhas de conscientização dessa que é a causa de 32 mortes diárias no país, segundo dados do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Itabira/MG – Ao longo das duas manhãs, os colaboradores puderam se aprofundar sobre o tema por meio das palestras “Aromaterapia e Saúde Mental”, com a psicóloga e aromaterapeuta Natália Barbosa Jonas Duarte; “Equipe de saúde e o paciente com tentativa de suicídio” com o psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar Arthur Keles Andrade; e “Conhecendo o CVV”, com Maurício Silva André, voluntário e porta voz da instituição em Itabira.Durante sua palestra, Natália Duarte destacou a importância de tratamentos complementares à psicoterapia não apenas para os pacientes, mas também para os profissionais de saúde. Arthur Andrade falou sobre a importância de criar vínculos com o paciente que tenha tentado suicídio. Ele também deixou claro que se aproximar de quem passa por uma situação dessas pode salvar vidas.

Maurício Silva encerrou o ciclo de palestras explicando que o tema é um tabu que deve ser quebrado. Ele ressaltou ainda como o aumento no número de voluntários no CVV pode contribuir para baixar os índices atuais de suicídios no país.