Parlamento Jovem de Minas 2018 realiza plenária final

Grupo de jovens representantes de todo o Estado estão na Assembleia para a etapa estadual desde quarta (19).

ALMG/divulgação

A edição 2018 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) chega à etapa final. Ao longo de quase um ano, cerca de 2,8 mil estudantes do ensino médio de 81 municípios mineiros se debruçaram sobre o tema”Violência contra a mulher”, participaram de oficinas, ouviram depoimentos, foram às ruas para conversar com a população e esmiuçaram a Lei Maria da Penha.

Desde quarta-feira (19/9/18), cerca de 120 desses jovens, representantes de todas as regiões do Estado, estão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para a Etapa Estadual 2018 do projeto, que vai até esta sexta-feira (21). Na página do projeto no Facebook, os estudantes trocam informações e fazem contagem regressiva para o início do evento.

Durante a etapa estadual, eles participam de uma série de atividades, analisam e votam as propostas que foram levantadas nas etapas anteriores e que, na opinião deles, devem ser priorizadas para combater a violência contra a mulher. O resultado de todo esse processo se transformará em um documento a ser encaminhado à Comissão de Participação Popular do Parlamento mineiro.

O PJ Minas é uma iniciativa de educação para a cidadania da Assembleia de Minas, por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com dezenas de câmaras municipais.

Trajetória – Esta é a 15ª edição do projeto, que começou em 2004, com apenas seis escolas de Belo Horizonte, e que hoje se consolida com uma das práticas participativas mais exitosas da ALMG. Nos últimos anos, o Parlamento Jovem de Minas também se tornou um dos principais instrumentos de interação entre as câmaras municipais mineiras e a população.