Secretaria da Saúde encaminhará usuários para cirurgia plástica

Os procedimentos serão a partir das 8h30, no Hospital Nossa Senhora das Dores.

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde encaminhará para cirurgia plástica aproximadamente 40 usuários que aguardam pelo procedimento. Todos os usuários passaram por avaliação e indicação das unidades básicas de saúde para remoção de tumores de pele. Os procedimentos serão a partir das 8h30, no Hospital Nossa Senhora das Dores.

Itabira/MG – O mutirão de cirurgias plásticas antecede a 23ª Jornada Mineira de Cirurgia Plástica, realizada entre os dias 4 e 6 de outubro, em Belo Horizonte. O evento é promovido pela Associação Médica de Minas Gerais.

De acordo com a Associação Médica, o mutirão será realizado em 12 municípios mineiros e, graças à intervenção dos cirurgiões da cidade e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Itabira é dos municípios contemplados – pela primeira vez em 23 anos.

“Em Itabira, este mutirão será realizado graças ao envolvimento dos cirurgiões plásticos Dênnis Drumond Avelino, André Luiz Miolo e Isabel Camilo de Oliveira, que farão os procedimentos gratuitamente. O Hospital Nossa Senhora das Dores é outro parceiro importante para realização da ação”, explica Rosana Linhares Assis Figueiredo, Secretária Municipal de Saúde.

Ainda segundo a secretária, o tratamento mais indicado para o câncer de pele é a cirurgia para retirada do tumor. “Algumas pessoas, porém, podem não ter indicação para cirurgia, como idosos com alguma comorbidade ou pessoas acamadas, que têm dificuldade de locomoção. Há outras situações em que a cirurgia somente pode não ser suficiente para a retirada total do tumor, ou que o comportamento deste possa pedir outras medidas. Nesses casos, o médico pode indicar outros tratamentos para erradicação do câncer de pele, que variam conforme o tipo”, explica Rosana Linhares.