Alunos da Dona Eleonora fazem reunião simulada na CMI

Atividade aconteceu nessa terça-feira e faz parte do projeto “Câmara Escola”

Acom/CMI

Cerca de 100 alunos da Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira participaram da edição 2018 do “Câmara Escola”, programa de educação para a cidadania que acontece em Itabira desde 1999. Eles tiveram um bate-papo com os vereadores André Viana Madeira (Pode) e Reinaldo Soares de Lacerda (PHS) nessa terça-feira, 16 de outubro, e depois simularam uma reunião ordinária. Ao todo o projeto deve atender cerca de 1000 alunos de 11 escolas neste ano.

Itabira/MG – Segundo Marcela Cristina Lopes da Silva, diretora da Escola do Legislativo – responsável pelo programa –, o “Câmara Escola” conta com atividades diversas. Além da visita à sede do Legislativo, os alunos estudam o assunto em sala de aula e recebem cartilhas sobre o papel dos vereadores.

“São alunos do Sexto ao Novo Ano que a gente trabalha a necessidade de participação das decisões que melhoram a vida da comunidade e da escola. Durante a reunião simulada, eles aprovam indicações que são encaminhadas aos vereadores, votadas na reunião de terça-feira e depois levadas ao prefeito”, comentou Marcela.

Em uma das edições do “Câmara Escola”, uma sugestão de um aluno da Escola Didi Andrade foi atendida e o bairro São Bento ganhou uma academia ao ar livre. “Houve indicação também de outros vereadores, mas os alunos ficaram felizes em participarem do processo”, disse Marcela.

Para o vereador André Viana, o “Câmara Escola” é uma excelente iniciativa que precisa ser ampliada. “Tem de continuar e investir cada vez mais. Precisamos trazer o jovem, envolver as escolas nas discussões políticas. Isso é importantíssimo! Meu desejo é que isso aconteça também no Executivo e no Judiciário. Projetos como este só trazem enriquecimento para a nossa cidade”, afirmou.

Neuraci Coelho Alencar, professora, aprovou o envolvimento da turma. “Estou achando excelente a explanação do projeto. É a oportunidade de os alunos absorverem o que está sendo ensinado e exercitarem isso realmente. Já temos alunos que se interessam pela boa política. O ‘Câmara Escola’ vai ampliar o interesse também de outros colegas”, declarou.