Semana do Turismo e da Música teve intensa programação

Com palestras, oficinas e apresentações culturais, Semana do Turismo e da Música de Itabira promove reflexões sobre economia criativa.

Durante dez dias, a Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira promoveu uma intensa programação de valorização e fomento de dois importantes setores da economia criativa. Com palestras, oficinas, workshops e apresentações culturais, o evento também marcou a reabertura do Museu de Itabira – que ficou fechado por quase dez anos.Itabira/MG – A Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira começou na sexta-feira, 21 de setembro, quando aconteceu uma reunião da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Os debates acerca do turismo prosseguiram ao logo do evento, com as palestras “Roteiros Turísticos para Calouros”; “Roteiros Turísticos para a Rede de Alimentação e Bebidas”, com Fernando Ottoni; “Circuito do Ouro”; “Empreendedorismo e Turismo”, com Hernani de Castro; “Desafio e Superação – Transformando Obstáculos em Resultados”, com Cel. Leite; e culminando no encontro com o romancista e ensaísta Rui Mourão, que dirigiu por 43 anos o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. Ele participou das atividades de reinauguração do Museu de Itabira.

A cultura também foi tema de diálogo durante o evento. Na programação, workshop “A História da Música”, com o músico e produtor Marcos Borges, que fez uma reflexão sobre como a diversidade rítmica influencia a produção atual. Também tiveram as oficinas didáticas “O Corpo no Palco”, com a professora da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI), Deni Perotti; “Arranjos Didáticos – Técnicas e Estratégias para Alunos Iniciantes”, com o músico Gilmar Iria; e “O Corpo Canta – A Voz e a Presença Cênica”, com a musicista Izza.

Além do caráter didático, a programação da Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira também buscou valorizar a cultura local. O itabirano pode conferir uma noite especial na tradicional Roda de Viola, no distrito de Ipoema, que recebeu as apresentações da Orquestra Viola Sementinha e Trio Nova Safra.
O evento, ainda, contou com apresentações dos Drummonzinhos; de professores da ELMI – como Everton Maia, Rafael Ribeiro e Henrique Toledo –; e Mauro Silva e banda, que promoveram a seresta “Itabira ao Luar” após a cerimônia de reinauguração do Museu de Itabira. Também aconteceu o encontro entre Gilmar Iria, Izza e Orquestra de Câmara da ELMI, que fecharam a Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira com um grande concerto.
Na programação cultural, destaque para a Arena Hip Hop, que trouxe um pouco do que tem sido produzido na cena urbana de Itabira. No palco, revezaram nomes como Nego Lizu, Trash Gang, DNA a Cria, Manú Máfia NVS, Kamaco MOB, Thiago SKP, Lukinha DDG, Pedro DDG, Gigante Napalm no MIC e Rafael Tomate Beat Box. A culinária esteve representada pelo Festival de Arte e Gastronomia Tropeira.

A Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira é uma promoção da Prefeitura de Itabira e FCCDA.

Outras informações pelo site www.fccda.com.br ou pelo telefone (31) 3835-2112.