Dia da Bandeira no Colégio Tiradentes

Essa importante comemoração passou a fazer parte da história do Brasil após a Proclamação da República, no ano de 1889.

Nesta segunda-feira (19) uma solenidade importante comemorou o Dia da Bandeira Nacional na instituição de ensino Colégio Tiradentes, no bairro Amazonas, em Itabira.

Itabira/MG – Cumprindo todo o rito a cerimônia contou com um culto à Bandeira Nacional em sua data específica e teve participação dos alunos do Colégio Tiradentes, bem como o Comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Hudson Matos Ferraz Júnior, vereadores e várias outras autoridades.

 

A solenidade demonstra um pouco do respeito e o que é ensinado nesta instituição, principalmente em resgatar o momento cívico e o amor pela Pátria. Perfilados e bem uniformizados os alunos cantaram o Hino Nacional diante da Bandeira.

Em sua fala o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, ressaltou a importância e honra de se comemorar esta data tão célere.

Em tempo – Essa importante comemoração passou a fazer parte da história do Brasil após a Proclamação da República, no ano de 1889.

Com o fim do período imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída por uma bandeira republicana que representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento, ou seja, mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa.

Além disso a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.

Fonte: Heitor Bragança