Seminário discute práticas na educação infantil nesta terça

O projeto qualifica docentes, equipes de apoio e outros profissionais de 18 creches e 23 unidades de pré-escola do Município.

Acom/PMI

Nesta terça-feira (6), das 8 às 12 horas, o Município realiza o seminário “Ser do Brincar – Práticas em Educação Infantil”, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). A programação inclui relatos, debate, palestra e painéis e faz uma reflexão sobre o ensino aprendizagem oferecido às crianças em sala de aula.

Itabira/MG – O seminário encerra um ciclo do projeto “Educação Infantil em Itabira”, proposta da Fundação Vale em parceria com a ONG Solidariedade França-Brasil e a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação (SME). O projeto qualifica docentes, equipes de apoio e outros profissionais de 18 creches e 23 unidades de pré-escola do Município.

No programa, o público-alvo é estimulado a repensar práticas pedagógicas e o ambiente de desenvolvimento da criança. Também, as instituições recebem brinquedos educativos, jogos pedagógicos, equipamentos multimídia e outros instrumentos.

Programação
8h – Credenciamento;
8h30 às 9h10 – Boas-vindas e mesa de abertura;
9h10 às 9h40 – Relato de experiência: avanços e desafios na Educação Infantil de
Rio Piracicaba – Eduarda Diniz Mayrink e Tatiana Silva Guimarães Cota, da SME de Rio Piracicaba;
9h40 às 10h – Perguntas e debate;
10h às 10h20 – Intervalo;
10h20 às 10h50 – Exposição de tema: a construção do cotidiano na Educação Infantil – Adriana Torres Máximo Monteiro, mestre e doutora em Educação, coordenadora da escola Balão Vermelho e professora da PUC Minas;
10h50 às 11h10 – Perguntas e debate;
11h10 às 11h40 – “Sobre o ser e o brincar” – Ramon Santana de Aguiar, pedagogo,
doutor em Artes, professor da UEMG e coordenador pedagógico do projeto Educação Infantil em Itabira;
11h40 às 12h – Encerramento.