Una Itabira se prepara para quintuplicar de tamanho

Com a reforma do novo prédio, a Una Itabira espera receber mais de 2.500 alunos. O novo espaço possibilitará a oferta de 27 cursos de graduação, o que fará a instituição aumentar cinco vezes o seu tamanho.

As obras de reforma no prédio onde será a nova sede da Una Itabira, localizada na intercessão entre a avenida Daniel Jardim de Grisólia e das ruas Dr. Sizenando de Barros e Guarda-Mor Custódio, já começaram. Além da reforma e restauração, serão feitas melhorias para adaptar o antigo prédio às necessidades da Universidade e para esse trabalho, a instituição deve empregar pelo menos 70 operários locais. Esse é apenas um dos impactos econômicos que a mudança da Una para o novo local trará para a economia, o comércio e até mesmo para a revitalização do entorno.

Com a reforma, os 8 mil m² de área construída do local, ganharão nova roupagem, 42 salas de aula completas, com ar condicionado, além de laboratórios de informática e laboratórios específicos para os alunos de cursos na área de saúde e engenharia, por exemplo.

Toda essa estrutura abrigará mais de 2.500 alunos dos 27 cursos de graduação da Una, dentre eles vale destacar os cursos de: Administração, Agronomia, Arquitetura, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, Medicina Veterinária e outros.

De acordo com Cleiton Miranda, diretor da Una Itabira, com o aumento de cursos ofertados e de alunos circulando na região central o comércio ficará ainda mais aquecido. “Entendemos que com a movimentação que a universidade traz para a região, os comerciantes terão muito mais a ofertar, girando assim a economia local”, explica.

O diretor conta que a ideia é envolver ainda mais a comunidade nos projetos da Una. “A ideia é crescermos juntos! Um exemplo disso é a própria obra que está sendo desenvolvida com os profissionais formados pela própria instituição. Também estamos convidando nossos alunos para sonharem junto conosco. Queremos que eles participem da construção dessa nova fase da Una em Itabira, por meio dos projetos de extensão e ações com toda comunidade”, destaca.

Modernidade e acessibilidade 

A nova unidade será moderna e acessível. O prédio contará com estrutura moderna com ambientes descontraídos. Além de toda estrutura possuir WiFi e projetores, o prédio vai contar com espaços acadêmicos inovadores como a sala de metodologias ativas, o Ânima Lab e ambientes de interação modernos, visando o compartilhamento de informações e coworking. Ainda haverá as clínicas de atendimento a comunidade, com atuação de nossos alunos, sob orientação de professores.

O prédio da Una será totalmente restaurado e modernizado, respeitando todas as diretrizes de acessibilidade e sustentabilidade ecológica e social. O local será totalmente acessível, com rampas, elevadores, banheiros, pisos podo táteis e sinalização em braile. Além disso, será dotado de iluminação LED, sensores de iluminação, redutores de vazão, mictórios ecológicos (a seco) e vasos sanitários com sistema dual-flux.

Oportunidade 

Além dos 70 operários que foram contratados para a obra, a Una se prepara para ampliar o seu quadro de funcionários. Hoje a Una Itabira conta com uma média de 20 professores e 15 pessoas de apoio na administração da escola. Com a migração para o novo prédio, este número deve aumentar para cerca de 100 professores e ainda 30 pessoas de apoio na administração. Os interessados devem ficar atentos as convocações para o processo seletivo.

Fonte: Luciana Mayer /Una