Vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Os prefeitos das cidades de Itabira, João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo estão entre os selecionados para concorrerem ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor que serão conhecidos na próxima terça-feira (13/11).

Trinta projetos de 26 cidades mineiras disputam a etapa estadual da premiação. O Prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães inscreveu o projeto de sucesso “Coworking Público – ItabiraHUB”. O Prefeito de São Gonçalo do Rio a Baixo inscreveu o projeto “Campo Fértil”. A Prefeita de João Monlevade, Simone Carvalho inscreveu o projeto “Comprando dos pequenos negócios”. Estes três prefeitos citados concorrem em categorias diferentes, podendo assim algumas ou até os três prêmios virem para nossa região do Médio Piracicaba.

Serão anunciados, na terça-feira, 13 de novembro, os vencedores mineiros da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito. Os prefeitos dos 30 projetos finalistas da premiação, que destaca iniciativas públicas que beneficiam os pequenos negócios, estarão presentes na cerimônia realizada na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.

Nesta edição, mais de 100 projetos mineiros foram inscritos na premiação. Desses, 30 iniciativas de 26 cidades mineiras estão no páreo da etapa estadual. São elas: Carmo do Paranaíba, Governador Valadares, Itabira, Itajubá, Janaúba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Nova Serrana, Paraguaçu, Passos, Patos de Minas, Porteirinha, Rodeiro, São Geraldo, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Roque de Minas, Taiobeiras, Uberaba, Uberlândia e Uruana de Minas.

Os finalistas concorrem em oito categorias: Inovação e sustentabilidade, Inclusão produtiva e apoio ao MEI, Pequenos negócios no campo, Desburocratização e implementação da RedeSimples, Compras governamentais de pequenos negócios, Cooperação intermunicipal para desenvolvimento econômico, Empreendedorismo na escola e Políticas públicas para desenvolvimento dos pequenos negócios.

Os vencedores de cada categoria receberão certificado, troféu e concorrerão a etapa nacional da premiação em 2019, em Brasília.

Conheça um pouco mais dos projetos finalistas:

Categoria: Inovação e Sustentabilidade

Uberlândia

Projeto: Inova Uberlândia – A iniciativa cria soluções inovadoras aplicadas em diversas áreas de atuação de instituições públicas e privadas, para melhorar a qualidade de vida da população, gerar postos de trabalho e renda, e a fomentar o empreendedorismo na cidade, estimulando o desenvolvimento local.

Prefeito: Odelmo Leão

 

Itajubá

Projeto: Fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Itajubá – A iniciativa prevê investimentos nas áreas social, ambiental e cultural, por meio da integração do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá. Estabelece um modelo sustentável para o programa de geração de empreendimentos de base tecnológica, ofertando subsídio para locação de espaços e doação de terrenos no município, melhoria na qualidade dos atendimentos ao empreendedor e ampliação da oferta de vagas gratuitas e cursos para qualificação profissional.

Prefeito: Rodrigo Imar Martinez Riera

 

Paraguaçu

Projeto: Feira do Terno de Paraguaçu – A ação tem como finalidade consolidar Paraguaçu como capital do terno, por meio de investimentos em capacitação de mão-de-obra, profissionalização e promoção do setor. A iniciativa, aliada à outras ações, prevê aumento da oferta de trabalho a pessoas em situação de vulnerabilidade social e convênios com entidades de valorização aos pequenos negócios para a realização de capacitações dos empresários.

Prefeito: José Tibúrcio do Prado Neto

 

Uruana de Minas

Projeto: Cicloturismo no Noroeste de Minas – Rodas da Natureza – O projeto prevê a criação de um roteiro de ciclismo em meio a natureza. A iniciativa beneficia setores culturais, gastronômicos e turísticos, considerando o agricultor familiar e os pequenos negócios que são impactados com as atividades que envolvem as redes indutoras do turismo.

Prefeito: Ronaldo Ferreira de Morais

 

Categoria: Empreendedorismo na Escola

Carmo do Paranaíba

Projeto: Cultura empreendedora: despertando habilidades – O projeto prepara os professores com práticas pedagógicas que estimulam a disseminação da educação empreendedora nas escolas municipais.

Prefeito: Cesar Caetano de Almeida Filho

 

Patos de Minas

Projeto: Programa Jovens Empreendedores – O projeto capacita os educadores da rede municipal, além de promover, estimular e apoiar ações de desenvolvimento das habilidades empreendedoras, cooperativistas e financeiras nos alunos.

Prefeito: José Eustáquio Rodrigues Alves

 

Passos

Projeto: Programa Jovens empreendedores primeiros passos –  O projeto tem o objetivo de estimular o empreendedorismo, por meio da implementação da educação empreendedora para todos os 723 professores da rede de ensino infantil e fundamental da Prefeitura Municipal de Passos, associado a inclusão do conteúdo de empreendedorismo na grade curricular dos 8.521 alunos.

Prefeito: Carlos Renato Lima Reis

 

São Roque de Minas

Projeto: Aprender, empreender e cooperar para crescer  – O projeto tem o objetivo de disseminar a Rede de Ensino de São Roque de Minas e o empreendedorismo, propiciando assim acesso aos conteúdos, metodologias e experiências que inspirem ações que promovam mudanças positivas nas  vidas dos alunos e na sociedade.

Prefeito: Roldão de Faria Machado

 

Categoria: Pequenos Negócios no Campo

Uberlândia

Projeto: Novo Agro – A iniciativa promove ações que estimulam a implementação de novos empreendimentos rurais, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população do campo. O programa impactou, direta ou indiretamente, cerca de 2,2 mil produtores rurais, em 1,5 anos de atuação.

Prefeito: Odelmo Leão

 

Taiobeiras  

Projeto: Incentivo ao Agroextrativismo de Taiobeiras – A ideia do projeto surgiu após a diminuição das oportunidades de emprego e renda no campo.  Foi preciso organizar a cadeia produtiva através da formalização dos negócios gerados pela extração de pequi e outros hortifrútis. Para isso foi criado uma cooperativa. A criação da Central de Abastecimento do Alto Rio Pardo – CEARP –  organizou e melhorou a feira livre, com aquisição de novas barracas, reorganização do espaço para melhor acesso dos consumidores, aperfeiçoamento da praça de alimentação e reorganização da Associação dos Feirantes.

Prefeito: Danilo Mendes Rodrigues

 

São Geraldo

Projeto: Semeando Sonhos e Colhendo Desenvolvimento – A iniciativa tem o objetivo de proporcionar maior fixação do homem no campo, capacitando-o para melhorar o cultivo de seus produtos e a gestão da propriedade. Uma preocupação do projeto foi capacitar as mulheres e, assim, aumentar a qualidade dos alimentos processados.

Prefeito: Marcílio Moreira Barros

 

São Gonçalo do Rio Abaixo

Projeto: Campo Fértil – A iniciativa pretende resgatar a vocação agropecuária do município, promovendo incentivos para os pequenos negócios rurais como a criação da Casa do Empreendedor, com o objetivo de agilizar a abertura e a formalização de negócios.

Prefeito: Antônio Carlos Noronha Bicalho

Categoria: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios

Uberaba

Projeto: Uberaba empreendedora, Prefeitura fácil – A iniciativa prioriza ações de modernização, simplificação e desburocratização dos procedimentos de emissão de alvará. Para isso, foi criado um aplicativo que permite que empreendedor verifique se uma determinada atividade empresarial ou edificação pode ser feita no local escolhido. Também é possível obter informações sobre regularização do negócio e solicitação de alvará. O prazo de aquisição do alvará passou de 10 dias para 1 dia.

Prefeito: Paulo Piau

 

Porteirinha

Projeto: Espaço do Empreendedor – Um projeto que deu certo –  A inciativa surgiu para mudar o cenário de empreendimentos do comércio que atuavam na informalidade. Assim, foi criada a Sala Mineira do Empreendedor e a Secretaria de Meio Ambiente, para simplificar os processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos, além da reestruturação do setor tributário. O resultado foi o crescimento de 67% do índice de formalização.

Prefeito: Silvanei Batista Santos

 

Capitólio

Projeto: Pilares estratégicos para o desenvolvimento sustentável de Capitólio – A iniciativa pretende tornar menos burocrático o diálogo junto aos empreendedores locais. As soluções ocorreram em três etapas: na implementação da Lei Geral no município, na melhoria nos processos das compras públicas, e nas ações voltadas para a desburocratização nos processos municipais, voltados ao empreendedorismo.

Prefeito: José Eduardo Terra Vallory

 

Juiz de Fora

Projeto: Feira Noturna: oportunidade para todos – A proposta aumentar a participação dos pequenos negócios da cidade dos setores de hortifrúti, agroindústria e produtos artesanais, aumentando a oferta de alimentos de alta qualidade. Um dos objetivos é apoiar a geração de emprego e renda e estimular a ocupação do espaço público, com ações que promovam o desenvolvimento social e econômico no município.

Prefeito: Antônio Carlos Guedes Almas

 

Categoria: Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI

Uberaba

Projeto: Ser Formal É Legal – A iniciativa estimula a formalização e orientação dos trabalhadores informação, desburocratizando a emissão de alvará e a criação de um selo de higiene pela Vigilância Sanitária. O resultado foi o aumento de 15,44% no número de formalizações de Microempreendedores Individuais (MEI).

Prefeito: Paulo Piau

 

Entre Rios de Minas

Projeto: Colheita na festa – A ação incentiva a formalização de empreendedores e a abertura de novas empresas, em decorrência ao aumento do fluxo turístico estimulado pela realização de feiras, festas e festivais gastronômicos locais.  A iniciativa surgiu da necessidade em reter a renda no município, por meio da valorização da identidade culinária, artística e artesanal da cidade.

Prefeito: José Walter Resende Aguiar

 

Lavras

Projeto: Rural + : O programa prevê a participação dos produtores da agricultura familiar nas compras públicas do PNAE. Além disso, a formulação do cardápio escolar de acordo com a produção local, implementação do programa municipal de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), programa de Regularização perante o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), além de programas de capacitação e implantação de boas práticas de produção.

Prefeito: José Cherem

 

Juiz de Fora

Projeto: Feira Noturna: oportunidade para todos – A proposta aumentar a participação dos pequenos negócios da cidade dos setores de hortifrúti, agroindústria e produtos artesanais, aumentando a oferta de alimentos de alta qualidade. Um dos objetivos é apoiar a geração de emprego e renda e estimular a ocupação do espaço público, com ações que promovam o desenvolvimento social e econômico no município.

Prefeito: Antônio Carlos Guedes Almas

 

Categoria: Compras Governamentais de Pequenos Negócios

Nova Lima

Projeto: Programa Comprar Bem – A iniciativa capacita os empreendedores e amplia as oportunidades dos pequenos negócios da cidade a participarem de processo de compras públicas. Entre os resultados está o aumento de 67% do valor total das compras municipais feitas de pequenos negócios, além da capacitação de mais de 300 empreendedores da cidade.

Prefeito: Vitor Penido de Barros

 

Pompéu

Projeto: Otimiza Pompéu – A iniciativa incentiva pequenos negócios da cidade a participarem de processos licitatórios e compras diretas municipais. Entre as conquistas do projeto está o aumento da participação de empresas locais em pregões presenciais.

Prefeito: Ozeas da Silva Campos

 

João Monlevade

Projeto: Comprando dos pequenos negócios – A iniciativa tem o objetivo de ampliar o volume das compras governamentais de pequenos negócios com o município, especialmente, agricultores familiares e Microempreendedores Individuais, garantindo um maior volume de recursos aplicados na própria cidade.

Prefeito: Simone Carvalho

 

Rodeiro

Projeto: O poder público ligado no desenvolvimento municipal – O projeto prevê um agente de desenvolvimento no município para ser um articulador do desenvolvimento local, tendo em vista a pouca participação do comércio local nas licitações. O objetivo é a circulação de recursos no município, contribuindo para a geração de renda.

Prefeito: Luiz Antônio Medeiros

 

Categoria: Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico

Ouro Branco

Projeto: Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores – A ação pretende desenvolver soluções que amplie a produção agrícola de regiões mineradoras, minimizando impactos ambientais e estimulando a organização e cooperação entre os agricultores familiares.

Prefeito: Hélio Marcio Campos

 

Itabira

Projeto: Coworking Público – ItabiraHUB – O projeto tem o objetivo de promover a diversificação econômica e sustentável do município, por meio da geração de negócios, emprego e renda. A implantação do Coworking tem gerado vários resultados positivos, como a fixação das startups em Itabira e atraído investimentos para a cidade.

Prefeito: Ronaldo Lage Magalhães

 

Categoria: Desburocratização e Implementação da REDESIMPLES

Capitólio

Projeto: Simplificando e transformando cenários em Capitólio – A  iniciativa tem o objetivo de transformar o município em um ambiente mais favorável aos pequenos negócios melhorando as condições de vida econômica, social e ambiental da população. Ciente de que apenas a equipe municipal não teria como realizar sozinha as mudanças necessárias, todas as ações passaram a ser discutidas com parceiros e setores responsáveis.

Prefeito: José Eduardo Terra Vallory

 

Janaúba       

Projeto: Solidificando os Caminhos – A iniciativa aborda medidas para atender às demandas do empresariado e fortalecer a Sala Mineira do Empreendedor. A proposta é oferecer aos empreendedores, em um só lugar, informações sobre empreendedorismo, formalização e legislação municipal e orientação sobre os pequenos negócios. Após melhorias da Sala Mineira do Empreendedor, o número de Microempreendedores Individuais passou de 800 para 2.098 (2012/2017).

Prefeito: Carlos Isaildon Mendes

 

Nova Serrana

Projeto: Sala Mineira do Empreendedor – A proposta criar é um único espaço de formalização e atendimento aos empreendedores da cidade de Nova Serrana.

Prefeito: Euzébio Rodrigues Lago

 

Governador Valadares

Projeto: Desburocratizar, empreender e crescer – O projeto foi iniciado com o trabalho de revisão dos processos de formalização de empresas no município. Foram eliminados o fluxo físico de papéis entre departamentos, sendo estes substituídos por arquivos eletrônicos. A Sala Mineira do Empreendedor hoje é um espaço onde os empreendedores podem ser formalizados, orientados e capacitados.

Prefeito: André Luiz Coelho Merlo