12ª RPM completa 14 anos com redução de crimes violentos

A RPM contempla uma circunscrição com 97 municípios

Nesta segunda-feira (3), a 12ª Região de Polícia Militar (RPM), com sede em Ipatinga, completa 14 anos de criação, com ótimos resultados em várias áreas, principalmente no combate à criminalidade violenta. A RPM contempla uma circunscrição com 97 municípios, que estão divididos em sete Unidades Operacionais com sede em Manhuaçu, Ipatinga, Itabira, Coronel Fabriciano, Caratinga, João Monlevade e Ponte Nova.

Conforme informações do Comando da RPM, comparando o mesmo período de janeiro a outubro de 2017 e 2018, nos 97 municípios houve uma redução de 40,89% nos crimes violentos e de 47,23% nos registros de roubo consumado.

Na Sede Regional, em Ipatinga, os dados também seguem a tendência de queda apresentada nas demais cidades da área da RPM, tendo os crimes violentos apresentado uma redução de 48,75, já os roubos consumados, tiveram queda de 53,73%.

Para chegar a esse patamar de resultados positivos, de acordo com o Comandante da 12ª RPM, Coronel Marcos Ângelo Vieira Júnior, a PM está trabalhando com um planejamento operacional com base em locais de maior incidência criminal. “A busca é sempre pela efetiva presença ostensiva da Polícia Militar, para melhorar a sensação de segurança do cidadão de bem. Buscamos intensificar as ações e operações policiais nos locais e horários de maior incidência, com isso, além das ações de prevenção, existem combates pontuais, focados na repressão qualificada”.

A utilização da informação advinda do cidadão de bem também tem sido uma arma poderosa e uma alternativa viável para vencer a batalha contra o cidadão infrator. Essa participação positiva vai além da mera informação, concentrando a ação através de programas como as Redes de Vizinhos e Comerciantes Protegidos, Celular Seguro, que visa o combate à receptação de celulares furtados/roubados, 181 (disque denúncia unificado), pontos fortes a favor da redução dos registros de roubo e encarceramento de infratores contumazes.

Para o Comandante da 12ª RPM, mesmo com todo o aparato e investimentos em programas e ações estratégicas, nenhum resultado seria possível sem o comprometimento dos homens e mulheres, valorosos policiais militares, que arriscam todos os dias as suas vidas, em prol da sociedade de bem e do cumprimento da missão a eles confiada, que é a de promover segurança pública por meio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos e a participação social.

“Polícia Militar de Minas Gerais, 243 anos: Cultivando Valores, para melhor proteger você”.