Prefeitura é selecionada para curso em Brasília

Cerca de 1,1 mil gestores e cidades foram avaliados para fazer parte do programa.

Acom/PMI

Desde o dia 19 do mês passado, o secretário municipal José Don Carlos Alves dos Santos está em Brasília, no Distrito Federal, participando da especialização Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG).

Visando ampliar a capacidade dos municípios em criar estratégias de desenvolvimento econômico local, por meio de políticas públicas que interajam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) foi uma das 100 selecionadas. No total, cerca de 1,1 mil gestores e cidades foram avaliados para fazer parte da primeira turma nacional deste programa.

Don Carlos disse acreditar que um dos quesitos para habilitar a participação de Itabira foi o processo de implantação dos ODS, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), iniciado em março do ano passado. “Então, a seleção para este curso coloca o nosso município na plataforma de desenvolvimento local e sustentável do Ministério do Planejamento”. Após a conclusão desta especialização, o secretário informou ainda que Itabira terá como meta a implantação dos Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (Aspil), “que nos possibilitará promover a diversificação econômica com o apoio do Governo Federal, já que seremos uma das cidades polo para inserir as metas dos ODS da agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que associa crescimento econômico, social e ambiental”.

Curso
Para Don Carlos, o programa é “altamente qualificativo”, pois conta com professores da ONU e do MPDG, além de promover um intercâmbio entre secretários e prefeitos de diversas regiões do país. “Estou recebendo um aprendizado limpo e direto da fonte. São esses professores inclusive, que elaboraram o conteúdo. Tem também a integração e troca de informações com os demais 99 gestores dos vários municípios do Brasil”, avaliou o secretário. A participação da Prefeitura de Itabira neste programa é totalmente custeada pela União – curso, transporte, hospedagem e alimentação –. Esta é a primeira etapa que terminará no dia 14 de dezembro e, em março de 2019, a Enap iniciará o segundo módulo.