Sindicato faz protesto contra Valia na Aposvale

De acordo com André Viana, a reunião foi agendada entre Valia e Aposvale e o Sindicato não foi convidado para participar.

Metabase/divulgação

Em reunião realizada na Aposvale nesta terça-feira (4), o Sindicato Metabase elevou o tom da discussão. De acordo com André Viana, presidente do Metabase, a reunião foi agendada entre Valia e Aposvale e o Sindicato não foi convidado para participar, apesar de contar com 1.700 aposentados em seu quadro de sócios. Itabira/MG – “Fui assim mesmo, na qualidade de presidente do Sindicato Metabase. Fui assim mesmo, acompanhado por diretores do Metabase, aposentados da Vale, experientes no assunto e aptos a falarem. O que vi ali foi um teatro, onde poucos aposentados se expressavam” disse o presidente do Metabase, que em sua fala durante a reunião criticou intensamente o plano Vale Mais, cobrou o superávit do plano BD e alertou para os altos valores das mensalidades do PASA (plano dos aposentados da Vale).André Viana convidou os aposentados a saírem “da reunião que não ia dar em nada”. Vários aposentados acompanharam o presidente do Metabase e iniciaram um protesto na portaria da Aposvale por meio de um carro de som.

Palavras de ordem contra a Valia marcaram os discursos: “Valia, a palavra de ordem é: Respeite Itabira, respeite os aposentados de Itabira, respeite os 400 aposentados e idosos mortos por ano, muito deles por falta de atendimento médico por não conseguirem pagar R$ 2 mil reais por mês de mensalidade.Por isso queremos uma auditoria nas contas da Valia”.

O vice-presidente Carlos Estevam Cacá mandou um recado para a Vale e Valia quando disse “esse abuso de vir a Itabira fazer reunião pra comer pão de queijo com cafezinho tem de acabar. Vale, Valia, acordem, porque daqui pra frente a resistência será séria. Aqui não tem teatro, não estamos brincando com vocês. Queremos respeito aos aposentados do Vale Mais”.André Viana denunciou que o superávit “só é pago em época de eleições no Metabase e na Aposvale. Isso é um absurdo, usar o dinheiro do superávit, dinheiro do aposentado para fazer campanha em época de eleições.”

O Sindicato Metabase decidiu criar uma comissão para acompanhar a situação dos aposentados da Vale, especialmente os aposentados pelo plano Vale Mais. Um cadastro será criado e reuniões agendadas. “Aposentados, vocês sempre terão espaço para suas lutas no Sindicato Metabase!”, finalizou André Viana.