Rompimento de barragem em Brumadinho

Um alerta geral foi dado pela Defesa Civil nesta sexta-feira, 25 de janeiro de 2019, após o rompimento de uma barragem na cidade de Brumadinho. Os agentes repassaram para os moradores manterem distancia dos leitos dos rios, e os moradores da parte mais baixa da cidade devem ser retirados das residências.

De acordo com o Corpo de Bombeiros o acionamento aconteceu por volta das 13h30, e a barragem pertenceria a mineradora Vale, e se rompeu na região de Brumadinho, e Militares Bombeiros e Defesa Civil foram chamados para realizar atendimentos e monitoramentos de possíveis vitimas. Eles fazem vistoria na região denominada de Córrego do Feijão.

Nossa redação recebeu várias fotos e vídeos de moradores da região e também de trabalhadores que atuavam na área operacional. Em um dos vídeos um dos trabalhadores fala sobre uma área tomada pela lama, onde ele relata sumiu a portaria, o restaurante e maquinários, que estaria submerso pela lama.

Nas redes sociais, a prefeitura de Brumadinho emitiu alerta a população para que mantenham distancia do leito do Rio Paraopeba, assim evitando que possam ser atingidos pela lama.

Na área já estão ao menos duas aeronaves do Corpo de Bombeiros realizando sobrevoo para tentar identificar possíveis vítimas ilhadas em algum ponto do local por onde a lama desceu rompendo tudo pela frente.

Por terra os Militares Bombeiros também realizam o monitoramento da mesma forma para averiguar toda região.