André Viana se reúne com Rodrigo Chaves da Vale

BARRAGENS: Em respeito às famílias itabiranas, tomamos a frente para iniciar as discussões tão esperadas. Em reunião na tarde desta segunda-feira, 4 de fevereiro, com a gerência executiva da empresa Vale, o Vereador e sindicalista André Viana, o Vice presidente do Sindicato Metabase Carlos Estevam “Cacá” e demais Diretores do Metabase cobraram firmemente respostas convincentes sobre o pânico que se instaurou em Itabira, devido as barragens que nos cercam.

As barragens de Itabiruçu e Pontal, que juntas são quarenta vezes maiores que a de Brumadinho, assombram nosso povo dia e noite. Comunicamos à gerência da empresa que estamos convictos da necessidade urgentíssima de um acompanhamento de engenheiros independentes, paralelo à empresa. Esses engenheiros poderão emitir laudos, pareceres e até mesmo auditar os serviços nelas realizadas. Assim, teremos outra leitura das barragens e não somente da empresa.

Cobramos a implantação do plano de emergência que se arrasta ao longo do tempo e nos prometeram que este ano, tudo será resolvido, inclusive as simulações com os toques das sirenes que já estão sendo implantadas. Ao questionarmos quanto às técnicas utilizadas nas barragens e periodicidade de fiscalização, a empresa afirmou que essas vistorias passaram a ser diárias, (antes eram quinzenais) e as técnicas são as melhores, inclusive com todas as licenças em dia.

A manutenção dos empregos, outra grande preocupação, a empresa reafirmou o compromisso, por meio do gerente-geral Rodrigo Chaves e de seu presidente Fabio Schvartsman, que não haverá demissões em virtude do acidente de Brumadinho e em caso de uma eventual paralisação de produção nas Minas de Itabira.

O Metabase Itabira, por meio de sua diretoria, continuará empenhado para amenizar o anseio do povo que deseja informações. Itabira está sedenta por paz, tranquilidade ao deitar e nos, diretores do Metabase Itabira, legítimos e únicos representantes dos trabalhadores da Vale em nossa extensa região, cumpriremos nosso dever de defender a todo custo, custe o que custar, os interesses que beneficiam nosso município. Semanalmente teremos encontros com representante da empresa que trará informações pertinentes à atual situação.

Fonte: André Viana – Presidente Metabase 

Matérias relacionadas

CDL/BH doa meias e peças íntimas para bombeiros em Brumadinho

Metabase Itabira conhece de perto a tragédia em Brumadinho

Metabase Itabira declara luto por Brumadinho

Equipe da CRMV-MG resgata 36 animais em Brumadinho

Vale em Itabira não para, diz nota

Engenheiro preso ganhou prêmio por estudo no Itabiruçu

Vereador convida gerentes da Vale em Itabira para esclarecer sobre barragens

Civil prende engenheiros que prestaram serviço à Vale

Corpo de itabirano é localizado após desastre ambiental

60 mortos e 292 desaparecidos em Brumadinho

Ronaldo vai cobrar da Vale diagnostico das Barragens em Itabira

Brumadinho: Sirenes são acionadas durante a madrugada

Sindicato dos Vigilantes cobra da Vale e autoridades urgência em Brumadinho

Brumadinho ainda tem 299 pessoas desaparecidas

Rompimento de barragem em Brumadinho aumenta alerta em Itabira

Nota do Metabase sobre rompimento de barragem em Brumadinho

Justiça bloqueia R$ 1 bilhão da Vale

Rompimento de barragem em Brumadinho