Porta fechada; Vale reúne Defesa Civil, Bombeiros e Meio Ambiente da PMI

Reunião aconteceu na SMMA

Todos os portões fechados no Parque Natural Municipal do Intelecto

Agendada por representantes da mineradora Vale, na manhã desta terça-feira, 12 de fevereiro, aconteceu uma reunião com as portas fechadas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Para tal foi solicitado que os portões do parque fossem fechados e a imprensa impedida de entrar.

Neste encontro, com portas fechadas, esteve representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Itabira, o secretário de Governo, Ilton Magalhães, representantes da Vale, dentre outras pessoas.

Inicialmente a reunião iria acontecer no auditório do prédio da SMMA, e foi realizada em outra sala no mesmo prédio, porém com as portas fechadas devido à presença da imprensa que conseguiu burlar todo aquele aparato.

Os funcionários da Mineradora Vale que estavam no local preferiram não se manifestar – como já vem fazendo a assessoria de comunicação da mineradora.

Ilton Magalhães Secretário de Governo

No local somente o Secretário de Governo, Ilton Magalhães, conversou com a equipe de reportagem e relatou que a reunião foi uma exigência do prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, para que a mineradora terminasse de apresentar o plano de contingência para o município de Itabira.

Aos ser questionado sobre o motivo do local da reunião ser transferido para uma sala fechada, em razão da presença da reportagem na área do prédio, Ilton Magalhães disse que o motivo foi pela sala ser melhor para a participação de todos na reunião e também a questão da sonorização.

com presença da imprensa, os presentes fizeram a dança das cadeiras para uma sala isolada.

Em nota a Vale disse que “trata-se de uma reunião técnica da mineradora com a Defesa Civil e representantes da equipe de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabira. Foram apresentadas informações técnicas sobre os barramentos das barragens e sobre o modelo de atendimento em caso de emergência.”

A Vale disse ainda que está se posicionando por meio de nota e não está concedendo entrevistas exclusivas para nenhum veículo de imprensa. Segundo a empresa, as entrevistas acontecem por meio de coletiva que será agendada posteriormente.

Fonte: NoticiasUai

Na portaria do Parque Natural Municipal do Intelecto foi afixado o seguinte Informativo: “Prezados visitantes, informamos que no dia 12/02/2019 o Parque Natural Municipal do Intelecto estará fechado a visitações devido as manutenções que serão realizadas”. Atenciosamente, Fabricio Saez Milanio, Diretor de Preservação Ambiental.

Em tempo – Se ocorreria a tal manutenção no parque, porque motivos todos estas pessoas estavam naquele local?, e porque evitar a presença da imprensa séria, que simplesmente retrata os fatos, com seriedade e clareza dos fatos para toda população que está com muitas duvidas quanto a segurança das barragens da mineradora em Itabira. Qual é o mistério?.

Matéria relacionadas 

Câmara aprova audiência pública sobre barragens

Barragens: Interassociação de bairros cobra explicações da Vale

Gerente geral da Vale em Itabira deve ir à Câmara no dia 19

Vereador quer audiência para Vale falar das barragens de Itabira

Prefeito tranquiliza população sobre barragens itabiranas

CDL/BH doa meias e peças íntimas para bombeiros em Brumadinho

Metabase Itabira conhece de perto a tragédia em Brumadinho

Metabase Itabira declara luto por Brumadinho

Equipe da CRMV-MG resgata 36 animais em Brumadinho

Vale em Itabira não para, diz nota

Engenheiro preso ganhou prêmio por estudo no Itabiruçu

Vereador convida gerentes da Vale em Itabira para esclarecer sobre barragens 

Civil prende engenheiros que prestaram serviço à Vale

Corpo de itabirano é localizado após desastre ambiental

60 mortos e 292 desaparecidos em Brumadinho

Ronaldo vai cobrar da Vale diagnostico das Barragens em Itabira

Brumadinho: Sirenes são acionadas durante a madrugada

Sindicato dos Vigilantes cobra da Vale e autoridades urgência em Brumadinho

Brumadinho ainda tem 299 pessoas desaparecidas

Rompimento de barragem em Brumadinho aumenta alerta em Itabira

Nota do Metabase sobre rompimento de barragem em Brumadinho

Justiça bloqueia R$ 1 bilhão da Vale

Rompimento de barragem em Brumadinho