Polícia Civil inaugura nova sede para Demid e Dopcad

Inauguração será a partir das 16h

A Polícia Civil inaugura, nesta terça-feira 19, a partir das 16 horas, a nova sede das Divisões Especializadas em Atendimento à Mulher, ao Idoso e a Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância – Demid-  e em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente – Dopcad. O novo local fica na Avenida Barbacena, número 288, no Barro Preto, BH.

Recentemente reestruturadas pela Resolução 8004, de março de 2018, as divisões que ocuparão um prédio na avenida Barbacena, são compostas pelas delegacias especializadas de Atendimento à Mulher; de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso; de Investigação à Violência Sexual; a Delegacia de Plantão e pela nova Delegacia Especializada de Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTfobia e Intolerâncias; Além de abrigar toda a estrutura Dopcad e a Delegacia Especializada de Investigação de Ato Infracional; Com a mudança, a Polícia Civil proporciona melhor acolhimento das vítimas, melhores condições de trabalho para os servidores da Polícia Civil, reúne as estruturas operacionais do Departamento e ainda traz redução de gastos para o Estado.

As delegacias na Avenida Barbacena estão em funcionamento desde o fim de janeiro, o início das atividades foi antecipado com o objetivo de proporcionar, já durante o carnaval, um melhor atendimento às vítimas.

Funções:

Compete à Delegacia Especializada de Investigação de Ato Infracional proceder ao exercício das funções de polícia judiciária e a investigação de ato infracional atribuído a adolescente em consonância com as disposições estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

As Delegacias que compõe a Demid desempenham as funções de polícia judiciária e a investigação criminal nos casos em que se configurar: violência doméstica e familiar contra a mulher; violência contra idosos e pessoas com deficiência; violência sexual; e quando a motivação do delito decorrer de preconceito, intolerância ou qualquer outro ato de discriminação.

Números:

Só em 2018, a Dopcad instaurou mais de 3 mil inquéritos policiais, e quase 4 mil termos circunstanciado de ocorrências. Foram acautelados 3332 adolescentes.

Os números registrados da Demid em 2018 giram em torno de 9 mil inquéritos policiais instaurados, 8236 termos circunstanciado de ocorrências e cerca de 900 prisões.