Concurso de desenho para incentivar educação no trânsito

O Concurso da Transita vale para todas as escolas

Arquivo/AL

Com o objetivo de despertar nas crianças a consciência sobre mobilidade urbana, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) lançará nesta quarta-feira (17), um concurso de desenho nas escolas públicas e particulares, para os alunos do 2º ano do ensino fundamental. Os melhores desenhos serão premiados com tablets, medalhas e ingressos para cinema.

Por meio do concurso Desenhando o Trânsito de Itabira, com o tema No trânsito o sentido é a vida, a Transita trabalhará a educação no trânsito. “Queremos despertar nessas crianças, um olhar reflexivo e sensível com relação às atitudes no trânsito, seja o olhar enquanto pedestre ou como passageira em veículos”, explicou Vanderci Geraldo dos Santos, diretor de Educação e Controle de Trânsito.

Outro objetivo da ação é proporcionar momentos de interação social nas escolas, com trocas de informações interdisciplinares para desenvolver práticas voltadas aos bons modos e gentileza no trânsito. “Também teremos a oportunidade de descobrir novos talentos e, ainda, incentivar outras experiências estéticas”, avaliou o diretor.

Regulamento
As escolas interessadas deverão imprimir, preencher as fichas de inscrição e entregá-las na Transita (rua Ireni Barbosa, nº 66, no bairro Pará), até as 17 horas do dia 26/4. O regulamento completo, bem como as fichas, estarão disponíveis no site da Prefeitura (www.itabira.mg.gov.br).

Tendo em vista que o concurso é válido para estudantes menores de idade, é necessário que os pais ou responsável do aluno autorize sua participação.

CONCURSO DE DESENHO
TEMA: “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”

REGULAMENTO

1 – INTRODUÇÃO
O Trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que é um documento legal que define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito do Brasil, “é o conceito utilizado em nossa língua para denominar o movimento e fluxo de veículos que circulam em uma rua, avenida, rodovia ou qualquer outro tipo de caminho, assim como do pedestre que é mais vulnerável”.

Sendo, uma questão experimentada de fato pelas pessoas que circulam pela cidade e que está estreitamente associada as suas mobilizações para o trabalho, colégio ou qualquer outro tipo de lugar que envolve ter que transitar pelas ruas e vias de uma cidade.

Neste contexto, temos as crianças, parte vulnerável e que, na maioria das vezes, mais sofrem com os acidentes no trânsito, seja pelo envolvimento direto, seja pela perda de um ente querido. Além disso, muitas vivem o trânsito sem saber o porquê das coisas. Não conseguem entender, por exemplo, o porquê dos carros pararem nos semáforos, da importância real do uso das cadeirinhas e cintos de segurança, do uso da faixa de pedestre e de como a vida, bem mais valioso que temos é preservada quando temos bons hábitos no trânsito.

Sendo assim, este presente Concurso de Desenho com o Tema: “No trânsito, o sentido é a vida”, se justifica, pois busca o despertar nas crianças, desde a tenra idade, de um olhar reflexivo com relação ao trânsito abarcando também a arte e as disciplinas escolares num olhar inter e multidisciplinar.

2 – DOS OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Despertar desde a tenra idade um olhar reflexivo e sensível com relação as atitudes no trânsito, seja este olhar voltado para a criança como pedestre, bem como passageira em veículos.

2.1.1 Objetivos Específicos
– Propiciar na escola momentos de interação social e troca de conhecimentos interdisciplinares para formação de pensamentos críticos-reflexivos com relação ao trânsito e suas particularidades;
– Despertar, já na tenra idade, pensamentos voltados para a gentileza e bons modos no trânsito;
– Criar através da junção da arte e do trânsito, o descobrimento de talentos mirins viabilizando Experiências Estéticas;
– Premiar os melhores trabalhos, sem contudo perder de foco a valorização de todo o processo, bem como percebendo e apreciando o todo e o engajamento de todos, país, alunos e escola.

3- REALIZAÇÃO
Prefeitura Municipal de Itabira/MG.

3.1 ORGANIZAÇÃO
Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito/Superintendência de Transportes e Trânsito
– TRANSITA

3.2 PARCERIA
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo
Coordenadoria de Comunicação Social
Fundação Cultural Carlos Drumond de Andrade
Câmara Municipal de Itabira
Polícia Militar
Polícia Rodoviária
Corpo de Bombeiro
SAMU
Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG)
Conselho Municipal de Transportes
Transportes Cisne
Gerência Regional de Saúde
Voluntários Vale
Empresas Parceiras

4- DOS PARTICIPANTES
Estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental 1, das escolas Públicas e Particulares do Município de Itabira/MG, e que estejam devidamente matriculados.

5 – DAS INSCRIÇÕES
As escolas interessadas deverão imprimir e preencher a ficha de inscrição (“Ficha de inscrição”) disponibilizada no website www.itabira.mg.gov.br da Prefeitura Municipal de Itabira, que deverá ser entregue, dentro dos prazos determinados.

Tendo em vista que o concurso é válido para menores de idade, como condição de participação, o pai/mãe ou representante legal do menor interessado em participar deverá preencher e assinar na Ficha de Inscrição a autorização de participação (“autorização para participação”), autorização esta, que deverá ser enviada pela escola aos pais para assinatura. A falta deste documento implicará em desclassificação do participante. Sendo assim, as escolas interessadas deverão enviar a Ficha de Inscrição, corretamente preenchida e com todas as assinaturas solicitadas.

As inscrições são gratuitas, devendo ser requeridas no período de 17 de abril de 2019 a 26 de abril de 2019, e entregues até as 17 horas na:

Superintendência de Transportes e Trânsito – TRANSITA
Att.: Diretoria de Educação e Controle de Trânsito – DEDUC
Endereço: Rua Ireni Barbosa, Nº 66 – Bairro: Pará
Itabira/MG – CEP.: 35900-049

Não serão aceitos os desenhos cujos participantes não estiverem devidamente inscritos. Não serão aceitas inscrições após as 17 horas do dia 26 de abril de 2019.

Cada escola poderá enviar no máximo 03 desenhos para apreciação da Comissão Organizadora, podendo fazer seleções internas para escolha dos participantes. Cada participante poderá participar com apenas 01 desenho e deverá estar devidamente inscrito.

Após inscrito, a escola terá até as 17 horas do dia 16 de maio para entregar seu desenho. A Comissão Organizadora terá do dia 17 de maio ao dia 24 de maio de 2019 para escolher os vencedores. Divulgação dos vencedores: 27 de maio de 2019. Entrega das premiações: 31 de maio de 2019 (Encerramento do Movimento Maio Amarelo).

6- DO CONCURSO
O Concurso iniciar-se-a no dia 17 de abril de 2019 e encerrar-se-a em 31 de maio de 2019 (data das premiações). Os alunos deverão desenvolver as atividades dentro da escola. Somente serão avaliados os desenhos que forem entregues por meio de envelope identificado com o nome da Instituição de Ensino, devidamente, inscrita até o dia 26 de abril.

O concurso será disputado em Fase Única.
Os participantes deverão fazer um desenho com o Tema: “No Trânsito, o sentido é a vida”. Após o término da atividade, a escola deverá selecionar, por meio de concurso interno, 03 (três) desenhos para representar a instituição e, em seguida, enviar envelope identificado contendo o desenho para:

Superintendência de Transportes e Trânsito – TRANSITA
Att.: Diretoria de Educação e Controle de Trânsito – DEDUC
Endereço: Rua Ireni Barbora, Nº 66 – Bairro: Pará
Itabira/MG – CEP.: 35900-049

Após o recebimento dos envelopes, a TRANSITA, através da Diretoria de Educação e Controle de Trânsito – DEDUC, elegerá os 03 (três) melhores desenhos.

A eleição dos melhores trabalhos ficará a critério da Diretoria de Educação e Controle de Trânsito – DEDUC.

Nota: Os desenhos deverão ser feitos em papel A4 e estar devidamente identificados com a etiqueta que estará no site da Prefeitura de Itabira e deverá ser impressa, preenchida e colada no verso do desenho.

7 – CRONOGRAMA
Inscrições – Período: 17 de abril de 2019 a 26 de abril de 2019 até as 17:00;
Entrega dos desenhos: Até as 17 horas do dia 16 de maio de 2019;
Apuração dos resultados – Período: 17 de maio ao dia 24 de maio de 2019;
Divulgação dos resultados: 27 de maio de 2019;
Entrega das premiações: 31 de maio de 2019 (Encerramento do Movimento Maio Amarelo).

8 – DA PREMIAÇÃO
Após a avaliação dos desenhos entregues, serão atribuídos prêmios aos melhores trabalhos na seguinte ordem:
a. 1º Lugar: Troféu para a Escola e Kit de Beleza para professor(a) orientador(a)
Aluno(a) 1º Colocado(a) – 01 Tablet e Medalha Campeão;
b. 2º Lugar: Troféu para a Escola e Kit de Beleza para professor(a) orientador(a)
Aluno(a) 2º Colocado(a) – 01 Tablet e Medalha Vice-Campeão;
c. 3º Lugar: Troféu para a Escola e Kit de Beleza para professor(a) orientador(a)
Aluno(a) 3º Colocado(a) – 01 Tablet e Medalha 3º Lugar.

*Todos os indicados pelas escolas, ou seja, os 03 (três) selecionados pelas escolas, receberão Certificados.

**Todos os alunos inscritos, estando entre os 03 (três) indicados ou não, estarão aptos a participar do Sorteio Geral no dia 27 de maio de 2019 com os seguintes prêmios:
1º Sorteado: 02 ingressos para cinema
2º Sorteado: 02 ingressos para cinema
3º Sorteado: 02 ingressos para cinema
4º Sorteado: 02 ingressos para cinema
5º Sorteado: 02 ingressos para cinema

9 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
A simples inscrição no concurso representa a aceitação do participante das normas contidas neste regulamento e fica resguardado pelo mesmo. As decisões da comissão julgadora são soberanas, não cabendo recurso em qualquer instância. Serão desclassificados os desenhos que não se enquadrarem neste Regulamento. Os critérios adotados pela TRANSITA, serão subjetivos, pelo que o resultado não está vinculado a nenhuma hipótese ou espécie de critério técnico ou de técnica de desenho. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Telefones para mais informações: 31.3839.2366 31.3839.2142