Alerta na “Barragem Sul Superior” da mina Gongo Soco

O nível da barragem ainda é o 3, não havendo nenhuma modificação nesse quadro, porém esse novo fator volta a preocupar.

Na noite desta terça-feira (14) foi realizada uma reunião entre Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Policia Militar, Vale, representantes das comunidades evacuadas (Socorro, Piteiras, Tabuleiro e Gongo) Defesa Civil Municipal, representantes dos ribeirinhos e demais autoridades do Município de Barão de Cocais (MG). O foco principal da reunião foi relatar a comunidade, por meio de seus representantes, sobre o problema que vem sendo monitorado na barragem já a alguns dias e que teria demonstrado significativa alteração.

O alerta principal foi sobre o talude (Parede) da Cava, que encontra-se atrás da barragem e demonstrou uma movimentação; o que indica a possível queda de uma rocha no interior da cava. Segundo os técnicos não se pode precisar o tamanho exato da rocha, tão pouco quando isso pode acontecer.

Essa movimentação é preocupante pois o abalo causado com a queda dessa rocha ocasiona um pequeno tremor, podendo desencadear o rompimento da barragem. (Segundo informações, não se pode afirmar que a queda da rocha ocasionará o rompimento).

Não há motivo para pânico, porém, é preciso se manter em alerta.

O nível da barragem ainda é o 3, não havendo nenhuma modificação nesse quadro, porém esse novo fator volta a preocupar.

A Vale emitirá um comunicado em breve sobre a situação, que foi feito somente mais tarde. Segue a nota:

Written by Átila Lemos