Itabira vence premiação da AMM com coworking Itabirahub

A vice prefeita Dalma Barcelos recebeu a premiação

Acom/PMI

A Prefeitura de Itabira foi vencedora no eixo Gestão Administrativa, do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da Associação Mineira de Municípios (AMM), com o ItabiraHub – o 1º Coworking Público do Sudeste do País. A premiação aconteceu nessa terça-feira (14), em Belo Horizonte, no estádio do Mineirão, durante o 36º Congresso Mineiro de Municípios.

De acordo com a AMM, a disputa foi acirrada “com recorde de inscrições em toda a história da premiação, mas o resultado satisfatório, e serve como exemplo de práticas de gestão para as administrações municipais mineiras”. Ao todo, foram 191 projetos inscritos, desenvolvidos em 65 municípios. Desses, ficaram nove finalistas e três vencedores nas categorias Assistência Social (Prefeitura de São Geraldo), Gestão de Saúde (Prefeitura de Uberaba) e Gestão Administrativa (Prefeitura de Itabira).

O eixo administrativo recebeu projetos que evidenciam a melhoria gerencial na administração pública, utilizando inovação e redução de custos. Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Itabira, Emerson da Cruz Ferreira, as propostas apresentadas tinham como base a qualidade do gasto e a melhoria da arrecadação municipal.

Na segunda etapa da avaliação dos finalistas, uma equipe de auditores da AMM esteve em Itabira, no início deste mês, para conhecer de perto o ItabiraHub e as ações executadas. Durante a visita, a comissão avaliou a prática do projeto, a relevância social da ação e diversos outros quesitos discriminados em edital.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), José Don Carlos Alves Santos, ter o reconhecimento estadual em boas práticas de gestão municipal mostra que o Governo está no caminho certo.

“Esta é uma prática inovadora: muitos prefeitos estão nos procurando com a intenção de implementar em seus municípios. Itabira passa a ser vista como uma cidade positiva em questão de inovação, tendo um ambiente favorável para sua diversificação econômica. Acreditamos que, além da integração que há com os municípios, ao ganhar esse prêmio cria-se a oportunidade de sermos exemplo e de continuarmos a fazer boas políticas públicas para desenvolver nosso município e, acima de tudo, melhorar as condições e qualidade de vida da população de Itabira”.

Ainda segundo o secretário, a conquista desse prêmio não seria possível sem o apoio das universidades, do empresariado, da sociedade e do prefeito Ronaldo Magalhães, que sempre acreditou no projeto. “O apoio do Governo Municipal fez com que alcançássemos esse resultado. Mesmo com pouco recurso financeiro, com baixo investimento, tivemos um alto benefício”.ItabiraHub

O ItabiraHub é o primeiro coworking público de Minas Gerais e o segundo do Brasil. Inaugurado em maio de 2017, funciona no Parque Natural Municipal do Intelecto e surgiu em meio a diversos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Itabira no âmbito da inovação e tecnologia.

Por meio do espaço, ocorreram vários desdobramentos positivos para o município, como a geração de emprego e renda e o reconhecimento da tecnologia como uma forma de consolidação da diversificação econômica da cidade. A iniciativa também busca a integração da quadríplice hélice: poder público, universidades, sociedade civil e empresas, para a mentoria de startups (foco inicial do projeto).

O ItabiraHub busca contribuir com subsídios financeiros e estruturais das startups. O espaço físico é cedido gratuitamente e as startups têm acesso à energia elétrica, wi-fi, biblioteca, banheiros e cozinha sem nenhum custo. Além disso, há uma equipe de mentores à disposição para sanar  dúvidas que possam surgir nas áreas jurídica, financeira e administrativa.

Sobre o Prêmio

Promovido pela AMM, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal busca impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de experiências modernas e inovadoras. As prefeituras que inscrevem suas iniciativas inovadoras garantem reconhecimento e se tornam exemplos para outras cidades.

De acordo com a AMM, a premiação incentiva as administrações públicas a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo para o desenvolvimento municipal.

Written by Michele