Vale anuncia novo Simulado de Evacuação em Barão para sábado

Será o segundo simulado feito em Barão de Cocais

Em sua pagina de relacionamento a Mineradora Vale anunciou que neste sábado, 18 de maio de 2019, a Defesa Civil de Minas Gerais e outros órgãos fazem no simulado de evacuação a partir das 15 horas.

O simulado de evacuação – agora com mais realismo pois á risco eminente de rompimento previsto para as próximas horas e/ou dias – será para reforçar o treinamento da população da cidade de Barão de Cocais. Em trechos da nota a empresa ressalta ainda que as equipes da Mineradora Vale vão apoiar a realização do simulado, que será conduzido novamente pela equipe da Defesa Civil Estadual.

Nota – Vale esclarece sobre mina Gongo Soco

Assim que identificou movimentação no talude Norte, na cava da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), paralisada desde 2016, a Vale informou imediatamente as autoridades competentes e vem tomando uma série de medidas necessárias para informar a população s obre a situação na cava e na barragem Sul Superior, que fica aproximadamente a 1,5 km de distância do talude.

Cabe ressaltar que não há elementos técnicos para se afirmar que o eventual escorregamento deste talude desencadeará gatilho para a ruptura da Barragem Sul Superior. Mesmo assim, a Vale está reforçando o nível de alerta e prontidão para o caso extremo de rompimento. A cava e a barragem são monitoradas 24h por dia.

Nível de Risco de rompimento

A barragem Sul Superior está em nível 3. A Vale vem mantendo interlocução com as comunidades, prefeituras, defesas civis, empresas e demais órgãos competentes da região.

Em 8 de fevereiro, cerca de 400 pessoas da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem – comunidades de Piteiras, Socorro, Tabuleiro e Vila do Gongo – já haviam sido removidas preventivamente e foram acolhidas em moradias provisórias alugadas pela Vale, hotéis, pousadas da região e casa de familiares, respeitando a vontade de cada um.

A empresa realizou simulados de emergência com moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) dos municípios de Barão de Cocais (25/3), Santa Bárbara (29/3) e São Gonçalo do Rio Abaixo (3/4). Foram instalados sete pontos de encontro em Barão de Cocais com funcionamento 24 horas por dia.

RISCO: Fotos e vídeo do Talude da Cava de Gongo Soco em Barão