Prefeitos de Brumadinho, Barão e Mariana criam comissão conjunta

Juntos, eles querem cobrar investimentos por parte da mineradora Vale com transtornos causados nos municípios.

O prefeito de Brumadinho Avimar Barcellos (PV), conhecido como “Neném da Asa”, esteve reunido com o prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos (PV) nesta sexta-feira (7).

Segundo o que foi apurado a intenção dos políticos é formar uma comissão entre Brumadinho, Barão de Cocais e Mariana, que tem como prefeito Duarte Júnior (PPS), para que juntos possam cobrar investimentos da minerada Vale, além dos repasses atrasados às referidas cidades por parte do Governo do Estado. O encontro aconteceu na parte da tarde e durou mais de 1h.

Neném da Asa, prefeito de Brumadinho e Décio dos Santos, prefeito de Barão de Cocais.

Como todos sabem após o rompimento das barragens de rejeitos em Mariana (ocorrido em novembro de 2015 matando 19 pessoas) e em Brumadinho (ocorrido em janeiro de 2019 matando mais de 240 pessoas), as duas cidades vem sofrendo com a falta de recursos, comércios fechando as portas, o desemprego em alta, entre outros problemas.

No encontro o prefeito Neném da Asa também anunciou que funcionários da secretaria de saúde de Brumadinho vão ajudar e treinar alguns funcionários da secretaria de saúde de Barão de Cocais: mostrando todo o conhecimento e experiência adquirida após o rompimento da barragem.

Em sua fala o prefeito Décio dos Santos disse que a visita foi importante por que “reforça a experiência que Neném da Asa já vivenciou em Brumadinho, com o que ele está vivendo hoje em Barão. E que junto com os prefeitos de Brumadinho e Mariana, Barão de Cocais sai fortalecida para conseguir recursos do Governo do Estado e exigir da mineradora os recursos necessários com toda essa crise causada por ela na cidade”.