Promotora Isadora assume Comarca de Barão de Cocais e Cláudio em Mariana

Ela assume a comarca com 10 mil processos sendo tramitados e no momento em que o MP move ações contra a Vale por transtornos em Barão com risco de rompimento de barragem

A promotora do Ministério Público, Isadora de Castro Silva assume nesta terça-feira (18) a Comarca de Barão de Cocais – que inclui Bom Jesus do Amparo – interinamente, em substituição a Cláudio Daniel Fonseca de Almeida, que foi promovido para Mariana, onde começa a trabalhar amanhã. A portaria de nomeação da promotora foi publicada pelo Ministério Público Estadual sábado (15).

Isadora de Castro está assumindo uma comarca que tem cerca de 10 mil processos em tramitação e no momento em que o Ministério Público moveu ações civis públicas contra a Vale, devido aos transtornos causados em Barão de Cocais pelo risco de rompimento da barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco – inclusive com a remoção forçada de cerca de 450 pessoas da região de Socorro, que estão hospedadas em hotéis, imóveis alugados pela mineradora e casas de parentes.

Cláudio Almeida, que atuou em Barão de Cocais por seis anos, disse que a permanência dele nos processos contra a Vale, como colaborador, dependerá da concordância da substituta. “Ela que será a nova responsável pela Comarca. Vamos buscar uma atuação em conjunto”, explicou.

O promotor integra a força-tarefa do MP que tenta na Justiça obter da Vale reparação financeira para os danos morais e materiais causados aos moradores de Barão de Cocais, com o pagamento de um salário mínimo mensal a cada adulto da cidade, meio salário aos adolescentes e um quarto às crianças, enquanto persistir o risco de rompimento da barragem.

Além disso, o Ministério Público pleiteia o pagamento de R$ 300 mil para os moradores da região de Socorro, que encontram-se fora de suas casas desde o dia 8 de fevereiro, e R$ 100 mil aos moradores da área urbana. Os pedidos incluem todos os cerca de 32 mil habitantes de Barão de Cocais.

Memória – A promotora Isadora de Castro tomou posse no Ministério Público este ano, em sessão realizada na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, no dia, 26 de abril.

Fonte: Diário de Barão