Barragens: Presídio de Itabira pode ser transferido de local

Com a incerteza no que tange 100% de segurança nas Barragens da Vale em Minas Gerais, principalmente a Barragem do Itabiruçu em Itabira, o Presídio público da cidade pode ser transferido de lugar.

Esta informação começou a aumentar de tom após a noticia divulgada pelo presidente da 52ª Subseção da OAB/Itabira, advogado Bernardo Rosa, que dava conta de que o presídio de Itabira poderia ser transferido de local e até ser retirado da cidade.

Bernardo Rosa, adv. presidente da OAB

De acordo com o presidente há uma preocupação das autoridades com a proximidade das instalações daquela unidade de segurança prisional com a barragem do Itabiruçu, e estando na linha de rota de lama, caso ocorra um rompimento, assim colocaria em risco todos os detentos e agentes penitenciários.

De acordo com informações, conversas davam conta que por parte da Mineradora Vale, há boa vontade em construir uma nova edificação em local a ser definido pelo Estado e/ou indicado pelo Governo do Estado.

Lembramos que o presídio foi construído em 2008, com capacidade para 197 detentos, já chegou a ter cerca de 450, e hoje estaria com pouco mais de 250 internos, ao passo que a nova edificação poderá abrigar até 600 apenados.

Ainda de acordo com as informações, para a OAB/Itabira é importante à manutenção do presídio no município para que se mantenha o vínculo dos presos com suas famílias, e assim facilitar o acesso dos advogados aos locais e também por questão de economia familiar.

Com informações de Heitor Bragança