Vereador convida gerentes da Vale em Itabira para esclarecer sobre barragens

Com o rompimento da barragem que arrasou Brumadinho na última sexta-feira (25) e até o momento já matou 65 pessoas, os vereadores itabiranos estão se mobilizando para cobrar da Vale explicações sobre a situação atual das barragens do município. O vereador André Viana Madeira (Podemos), que também é presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, já protocolou na Câmara Municipal dois requerimentos convocando diretores da mineradora em Itabira. Já o vereador Agnaldo Vieira “Enfermeiro” (PRTB), quer uma audiência pública para tratar do assunto nos próximos dias.

O requerimento assinado por André Viana pede a presença na reunião do dia 12 de fevereiro de Silmar Magalhães, diretor do departamento de Ferrosos Sudeste, e de Rodrigo de Paula Chaves, gerente geral da Vale.

“Salientamos a necessidade dos moradores de nossa estimada cidade em saber dos possíveis riscos [de rompimento das barragens] e da real situação uma vez que o município se encontra rodeado das referidas barragens e como volume cúbico extremamente superior em relação a barragem que se rompeu em Brumadinho, o que tem deixado todos em alerta e eminente preocupação”, diz o requerimento apresentado por André Viana.

Em tempo – Uma das barragens que mais tem preocupado a população é a Barragem do Itabiruçu que tem um volume de 220 milhões de metros cúbicos de rejeito acumulados em sua estrutura que atualmente tem 835 metros de altura. Mesma preocupação é referente a Barragem do Pontal que também possui um volume de mais de 200 milhões de cúbicos de rejeito e água.

Essa preocupação tem levado os moradores de vários bairros cobrarem dos vereadores para que cobrem explicações aos representantes da Mineradora Vale, sobre a estrutura, se é confiável, se tem risco eminente de rompimento e planos de evacuações, bem como se o sistema de sirene que vem sendo instalados desde o inicio do ano de 2018, se já esta de pronto funcionando e testes junto a população.

Matérias relacionadas 

Lista de corpos

Mortes

Os números se matem de acordo com Defesa Civil de Minas Gerais na noite de segunda-feira (28), onde informou que 65 corpos já foram localizados, destes 35 ainda seguem sem identificação e 279 ainda estão desaparecidos.

Matérias relacionadas 

Civil prende engenheiros que prestaram serviço à Vale

Corpo de itabirano é localizado após desastre ambiental

60 mortos e 292 desaparecidos em Brumadinho

Ronaldo vai cobrar da Vale diagnostico das Barragens em Itabira

Brumadinho: Sirenes são acionadas durante a madrugada 

Sindicato dos Vigilantes cobra da Vale e autoridades urgência em Brumadinho

Brumadinho ainda tem 299 pessoas desaparecidas 

Rompimento de barragem em Brumadinho aumenta alerta em Itabira

Nota do Metabase sobre rompimento de barragem em Brumadinho

Justiça bloqueia R$ 1 bilhão da Vale

Rompimento de barragem em Brumadinho