Gerente geral da Vale em Itabira deve ir à Câmara no dia 19

“A empresa Vale decidiu conversar com a comunidade e esclarecer as dúvidas que tem incomodado a população itabirana”, disse André Viana. Rodrigo Chaves, gerente-geral da Vale, atendeu ao convite da Câmara Municipal e marcou sua ida para o dia 19 de fevereiro.
No ofício enviado à Câmara Municipal, em resposta ao requerimento do vereador, disse que em 12 de fevereiro não poderá comparecer àquela casa por estar “atendendo as demandas em função do fato ocorrido em brumadinho e o acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração – PAEBM em Barão de Cocais”. Alegou também que na data sugerida pelo vereador estará em reunião com a Defesa Civil de Itabira (MG). A reunião tem como propósito discutir o PAEBM de Itabira.
.
Ainda no ofício enviado, Rodrigo Chaves reconheceu “a importância desse momento de esclarecimentos” à população e atendeu o convite marcando para o dia 19.
André Viana – vereador e presidente Metabase Itabira

André Viana ressaltou a importância da ida do Gerente da Vale à Câmara: “Extremamente importante a presença do Rodrigo Chaves naquela Casa. A população itabirana está com os nervos à flor da pele desde o rompimento da barragem em Brumadinho. A situação em Barão de Cocais piorou a situação, afinal, muita gente falando pelos cotovelos, sem conhecimento de nada, espalhando “fake news” e é hora de colocarmos tudo às claras, em pratos limpos. André ainda ressaltou que tão logo chegou de viagem, no mesmo dia, teve uma reunião com Rodrigo Chaves e o engenheiro André Fernandes. Na ocasião foi comunicado a necessidade “urgentíssima” de um acompanhamento de engenheiros independentes, paralelo à empresa. Esses engenheiros poderão emitir laudos, pareceres e até mesmo auditar os serviços nelas realizadas. “Assim, teremos uma outra leitura das barragens e não somente da empresa”, completou André Viana.

Rodrigo Chaves adiantou em seu ofício a criação de “um grupo de trabalho que apresentará nos próximos dias um plano para elevar o padrão de segurança” das barragens.
.
“Fico feliz pela Vale aceitar meu convite e comparecer na Câmara. Será um momento ímpar, pois será a primeira vez que a Vale falará em público. Uma reunião respeitosa e que tem por objetivo atender o clamor popular. Ouvir a Vale neste momento e apresentar sugestões é essencial. O dialogo sempre nos proporciona conquistas… “, finalizou André Viana.
.
Matérias relacionadas 

Vereador quer audiência para Vale falar das barragens de Itabira

Prefeito tranquiliza população sobre barragens itabiranas

CDL/BH doa meias e peças íntimas para bombeiros em Brumadinho

Metabase Itabira conhece de perto a tragédia em Brumadinho

Metabase Itabira declara luto por Brumadinho

Equipe da CRMV-MG resgata 36 animais em Brumadinho

Vale em Itabira não para, diz nota

Engenheiro preso ganhou prêmio por estudo no Itabiruçu

Vereador convida gerentes da Vale em Itabira para esclarecer sobre barragens

Civil prende engenheiros que prestaram serviço à Vale

Corpo de itabirano é localizado após desastre ambiental

60 mortos e 292 desaparecidos em Brumadinho

Ronaldo vai cobrar da Vale diagnostico das Barragens em Itabira

Brumadinho: Sirenes são acionadas durante a madrugada

Sindicato dos Vigilantes cobra da Vale e autoridades urgência em Brumadinho

Brumadinho ainda tem 299 pessoas desaparecidas

Rompimento de barragem em Brumadinho aumenta alerta em Itabira

Nota do Metabase sobre rompimento de barragem em Brumadinho

Justiça bloqueia R$ 1 bilhão da Vale

Rompimento de barragem em Brumadinho