Amanda Machado ministra palestra sobre violência doméstica

Dentro da programação alusiva ao mês da mulher, a delegada Amanda Machado ministrou uma palestra sobre violência doméstica. O evento aconteceu na ultima sexta-feira, 15 de março de 2019, no auditório da Prefeitura Municipal de Itabira (MG). A palestra foi realizada para agentes comunitárias de saúde, em referência ao mês da mulher.

Cerca de 45 servidoras públicas participaram. Foi apresentado a rede de atendimento à mulher em situação de violência no município.

A delegada enfatizou sobre a necessidade de promoção dos direitos da mulher nas comunidades pelas próprias agentes comunitárias e esclareceu como funciona o atendimento à mulher, desde a notícia do fato criminoso, o oferecimento das medidas protetivas, os encaminhamentos à rede de enfrentamento à violência, até a conclusão do inquérito policial para encaminhamento à Justiça.

A delegada, que é integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual de Itabira, enfatizou sobre a importância do trabalho em rede e apontou que o município de Itabira possui convênio para abrigar as mulheres e seus filhos de até 16 anos e está prestes a iniciar grupos reflexivos para homens que praticaram violência de gênero.