III CMDPI traça desafios para o século atual

Na próxima quinta-feira(28), a Prefeitura de Santa Bárbara realizará a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento acontece na Associação dos Aposentados e Pensionistas, rua Tenente Carlos, nº 12, Centro.

O evento tem como tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas” e objetiva garantir os direitos fundamentais da pessoa idosa, tais como saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, educação, cultura, esporte e lazer.

A Conferência contará com a participação do assistente social da Prefeitura, Danilo Sousa Pinto. Ele proferirá palestra sobre o tema ‘Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa’. Além disso, durante o evento, haverá trabalhos em grupos, apresentação e votação de propostas da plenária, entre outras deliberações.

Neste contexto, serão trabalhados quatro eixos, sendo eles: ‘Direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas’; ‘Educação: assegurando direitos e emancipação humana’; ‘Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa’; e ‘Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social, na geração e implementação das políticas públicas’.

Confira abaixo a programação completa:
12h30 – Recepção e Credenciamento;

13h15 – Solenidade de abertura – leitura e votação do regimento interno;

13h45 – Palestra: “Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa” – Assistente Social: Danilo

14h30 – Trabalho de Grupo;

15h00 – Lanche;

15h30 – Plenária Final – Apresentação e Votação da propostas;

16h30 – Votação do Relatório Final da Conferência;

17h00 – Eleição dos Delegados;

17h15 – Encerramento.