Município adere ao projeto Amigo da Pessoa Idosa

Estratégia Brasil. A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, ao qual o município aderiu, configura um processo de integração de políticas públicas para que comunidades e cidades se tornem mais amigas deste público.

Objetivo. A finalidade é levar qualidade de vida aos idosos e promover o envelhecimento saudável e ativo da população, de maneira que ao dar continuidade e desenvolver a Estratégia, o município receberá quatro selos, no total de cinco. O primeiro já foi concedido, no momento da adesão. O foco é nos idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, sendo a coordenação de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).Iniciativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017 os idosos correspondiam a 14,6% da população brasileira, sendo, conforme projeção dos pesquisadores, que este número saltará para 32,2%, em 2060. Assim, esta iniciativa prevê ações voltadas ao respeito, à inclusão social, à moradia, à saúde, ao apoio, ao cuidado, à comunicação, à informação, ao ambiente físico, às oportunidades de aprendizagem, ao transporte e à mobilidade urbana.

Os selos. Conforme o município for desenvolvendo a estratégia, os selos serão concedidos. Em sequência, serão os selos Plano (ao elaborar o diagnóstico e o Plano Municipal da Estratégia), Bronze (ao transformar o Plano Municipal da Estratégia em lei), Prata (ao realizar as ações pré definidas e de escolha livre) e Ouro (ao realizar as ações pré-definidas e de escolha livre).

Treinamento. Após a adesão, servidores da Secretaria de Desenvolvimento e Proteção Social foram capacitados, no início deste mês, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, para operacionalizar este projeto.

ODS. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) da ONU centralizam a sua atenção nas pessoas, na liberdade e no desenvolvimento do potencial humano, estando assim, a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa completamente alinhada à sua proposta e implementação no Brasil.