Programação na Paróquia da Saúde no feriado de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 20/06, nas três comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Saúde serão realizadas a Missa e Procissão de Corpus Christi.
Comunidade Nossa Senhora da Conceição (bairro Conceição) – às 8h
Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Vila Amélia) – às 10h
Comunidade Matriz Nossa Senhora da Saúde (Centro) – às 16h
A procissão será logo após a Missa – em todas as comunidades.
* Na Matriz da Saúde e na Conceição, os tapetes para a procissão foram confeccionados em tecido.
* Na Vila Amélia, o caminho da procissão é forrado com cobertores – que serão doados.
Corpus Christi
A celebração de Corpus Christi é realizada na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade. É nesta solenidade que se comemora a institucionalização da Eucaristia. A data foi oficializada pela Igreja em 1264, pelo Papa Urbano IV – é festa de preceito para os católicos.
Alguns eventos foram fundamentais para a instituição desta Solenidade. Uma delas relacionada a Santa Juliana de Cornillon e outra ao milagre eucarístico relatado em 1263, com o padre alemão Pedro de Praga.
Enquanto celebrava a missa, ao pronunciar as palavras da consagração, sangue começou a escorrer da hóstia consagrada. Gotejando pelas mãos do padre, desceu sobre o altar e o corporal. Ao ouvir o relato, o Papa Urbano IV solicitou uma investigação. Confirmados os fatos, ordenou que levassem para a cidade de Orvieto a hóstia e o pano de linho contendo as manchas de sangue.
O papa realizou, juntamente com arcebispos, cardeais e outros dignatários da Igreja, uma procissão, introduzindo as relíquias na Catedral. No ano seguinte, 1264, instituiu a solenidade para toda a Igreja.