Café Empresarial na Acita apresenta método de compras da PMI

O Café Empresarial promovido pela Acita – Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira reuniu empresários, empreendedores, secretários municipais e convidados. O evento para fortalecer a economia, ampliar as compras locais e aumentar a competitividade contou com as parcerias da Prefeitura Municipal de Itabira, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira, (CDL) e IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas de Minas Gerais.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer como são realizadas as compras na Prefeitura e a metodologia de preços aplicada pela IPEAD com a formação de preço médio, o que garante aos gestores públicos maior segurança com os preços dos produtos adquiridos.Para aproximar empresas locais com o setor de compras da Prefeitura Municipal, o coordenador de projetos, Nilo Grisolia e o Secretário Municipal de Auditoria, Fernando Muniz, mostraram a metodologia utilizada pela prefeitura para efetuar compras e como as empresas podem fazer o cadastro para se tornarem fornecedoras.

De acordo com Fernando Muniz a prefeitura pretende regulamentar a lei 123/2006 para tornar as compras no órgão público mais competitivas para pequenas e médias empresas. “A ideia é criar um mecanismo para que os nossos fornecedores tenham condições de competir com outras empresas da região. A Prefeitura, o SAAE e a Itaurb são grandes compradores e o governo quer que o empresário local se prepare para ser um fornecedor”, garantiu o Secretário.

Esta preparação das empresas locais irá contar com o apoio da Acita e da CDL-Itabira, que irão promover juntamente com a prefeitura capacitação para os empresários. As entidades também irão divulgar para os seus associados todo o processo de compras e editais de licitação. Segundo Nilo Grisolia atualmente 55% das compras feitas pela prefeitura são de empresas de outros municípios. “A intenção é mudar esta realidade para que os recursos permaneçam no município”, disse.

Acita/divulgação

O Superintendente da IPEAD, Renato Mogiz Silva, fez uma apresentação sobre as ferramentas de referência na formação de preços utilizadas pela fundação. Segundo ele a metodologia garante ao órgão público uma compra consciente e dentro dos preços praticados pelo mercado. A fundação presta serviço para vários órgãos e a empresa que tiver interesse em participar de licitações e ser fornecedora, inclusive da Prefeitura de Itabira, pode efetuar um cadastro no site www.ipead.face.ufmg.br.

“Esta ferramenta foi desenvolvida para pesquisa e comparação de preços de produtos e serviços. O banco de dados é acessado por diversos órgãos públicos para processos licitatórios. A empresa cadastrada no site tem muitos benefícios, é uma ferramenta sem custo e que pode preparar a empresa de vocês para serem fornecedoras”, afirmou Renato Mogiz.

Após esta apresentação os agentes envolvidos irão implantar ações para envolver e capacitar as empresas interessadas. “Esperamos que vocês que vieram aqui sejam multiplicadores. Vamos desenvolver mini cursos para capacitação das empresas e vamos acompanhar junto ao órgão público este crescimento, esta é uma grande oportunidade”, finalizou a presidente da Acita, Maria Aparecida Albuquerque Bueno.