43º Torneio Leiteiro tem leilão de gado de leite e corte

Gestão 5.0. Dentro de um novo modelo mental de gestão, que desenvolve cinco pilares da administração, construindo soluções nos moldes das cidades inteligentes, o pilar Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável, será trabalhado no 43º Torneio Leiteiro, com o 1º leilão de gado de corte e de leite, o 2º Concurso de Queijo Artesanal “Entre Serras – da Piedade ao Caraça” e a tradicional competição leiteira, que, pela primeira vez , destinará 40% das vagas aos produtores da região, enquanto 60% ficam para os locais.

Leilão. O leilão, inédito, de gado de leite e de corte, acontece no dia 13 de julho, às 15h, no Parque de Exposições Adilson Melo. O evento, dentro do 43º Torneio Leiteiro, é comandado pela Minas Leilões e Eventos, tendo como leiloeiro rural oficial, Álvaro César Pereira. A empresa cobrará pelo gado de leite/touro, 6% do vendedor, 6% do comprador e, em caso de defesa, 6% do vendedor. Já para o gado de corte, os valores são 4% do vendedor, 4% do comprador e, se houver defesa, 2% do vendedor.

2º Concurso de Queijo. Com mais de 250 anos de tradição, o Queijo Minas Artesanal é fabricado por um processo qualitativo que permite a maturação do produto, aprimorando, assim, o sabor, resultando em um queijo curado de qualidade. Na nossa região, o diferencial está na bactéria propiônica, existente em várias propriedades. Assim, a segunda edição deste concurso tem a finalidade de valorizar e inserir o Entre Serras na rota de produção queijeira de Minas.

Torneio Leiteiro. A competição leiteira será entre os dias 11 e 13 de julho, sendo as ordenhas, diárias, às 7h e às 19h, acompanhadas pelos fiscais e produtores ou representantes. Em 2019, 60% das vagas serão destinadas aos produtores de Santa Bárbara, ficando 40% para os da região, entretanto, se o percentual para o público local não for atingido, será redirecionado para o produtor regional. A disputa acontece nas categorias Vaca Adulta, Vaca Jovem (4 dentes) e Morfologia, sendo premiados os três primeiros colocados.

Acom/PMSB