Fim de semana do 45º Festival de Inverno tem teatro, dança e rock

De 13 a 28 de julho, a arte e cultura tomam conta de Itabira. Com o tema “Semear… Ser Poético”, a 45ª edição do Festival de Inverno de Itabira tem uma programação pensada para estimular e inspirar a participação popular nas atividades culturais. Em seu primeiro final de semana, o evento contará com espetáculos teatral e de dança, intervenções culturais, exposição e shows em homenagem ao Dia Mundial do Rock.

A programação do 45º Festival de Inverno de Itabira começa no sábado, 13 de julho, às 10h, com a intervenção “Performatizando a Poesia”, com o Coletivo Viravoltear, que acontece pelas ruas da cidade.

Mais tarde, às 14h30, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), acontece a abertura oficial do evento, com apresentações do Coral do Combem e do Programa Drummonzinhos, além de uma intervenção com cultural com o Grupo Girino.

Em seguida, será inaugurada a exposição “Imaginário Mundo dos Bonecos”, que retrata dez anos de atuação do Grupo Girino por meio dos bonecos utilizados em suas apresentações. A mostra poderá ser conferida até o dia 20 de agosto, na sede da FCCDA, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

O itabirano também pode conferir na Casa de Drummond a exposição “Na Casa do Pai – Vida e Obra de Maria Julieta Drummond de Andrade”. A mostra, que tem concepção e pesquisa por Neide Barbosa, fica aberta ao público até outubro e a visitação acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; e nos finais de semana e feriados, de 10h30 às 16h30. É cobrada uma taxa de R$ 2 para o acesso ao Ponto de Cultura.

Às 16h, a Concha Acústica será palco para o Encontro de Motociclistas – Dia Mundial do Rock, que contará com shows das bandas DR80, André Katz e Guilherme Salty, Elvis Presley Cover e Red Hot Chili Peppers World Tribute. A entrada no espaço é condicionada à doação de 1 litro de leite por pessoa, que deve ser entregue no momento de entrada no evento.

No Teatro da FCCDA, às 17h, acontece o espetáculo infantil “As Aventuras de Matias”, com Grupo Girino, que conta a história de um menino que transforma a sua banheira em uma enorme aventura na qual terá que descobrir os segredos do fundo do mar. Os ingressos para o espetáculo devem ser retirados pela plataforma online Sympla — além disso, deve ser doado um livro infantojuvenil por pessoa no momento de entrada na peça.

Encerrando a programação de sábado, a comunidade do Sapé recebe a exibição do filme “Os Saltimbancos Trapalhões”, às 17h.

Já no domingo, 14, a programação do 45º Festival de Inverno de Itabira começa às 10h, quando os instrutores da Escola de Música Inácio Cavalieri promovem a contação de história “Dona Baratinha”, no Memorial Carlos Drummond de Andrade.

A Casa de Drummond receberá duas rodas de conversa. Às 10h30, o escritor e ex-presidente da Academia Mineira de Letras (AML), Olavo Romano, comanda o bate-papo “Casos de Minas”. Mais tarde, às 14h, acontece a mesa-redonda “Poesia não tem Idade”, com Leonardo Costaneto, editor da Sangre Editorial, e Kátia Romano (que lança o livro “Rastros”) e Ana Paula Sobrinho (que lança o livro “Beijos de Marfim”).

No bairro Pedreira do Instituto acontece, às 15h, o espetáculo infantil “As Aventuras de Matias”, com o Grupo Girino. Encerrando a programação de domingo, a Cia. Itabirana de Danças Clássicas apresenta o balé “O Lago dos Cisnes” na Concha Acústica, às 18h. A entrada no espaço é condicionada à doação de 1 litro de leite por pessoa, que deve ser entregue no momento de entrada no evento.

A semana
Na terça-feira, 16, às 18h, na Mata do Limoeiro, em Ipoema, será exibido o filme “Os Saltimbancos Trapalhões”. Já na quarta-feira, 17, às 15h, o Lar de Ozanam recebe a contação de história “Chuva na Praça”, com o grupo Chuva de Histórias.

Na quinta-feira, 18, às 14h, acontece a performance músico-poética de um não lugar, com José Nildo Bezerra e Thamara Santana, no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Confira a programação completa do 45º Festival de Inverno de Itabira no hotsite www.fccda.com.br/festivaldeinverno.

Oficinas
O Festival de Inverno de Itabira conta com 19 oficinas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na seda da FCCDA de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Confira no site www.fccda.com.br/festivaldeinverno todos os cursos disponíveis.

Cancelamento
As apresentações do Coral da FCCDA que aconteceriam no domingo, 14, na Catedral Nossa Senhora do Rosário, e na segunda-feira, 15, na Matriz Nossa Senhora da Saúde, foram canceladas devido a questões administrativas.

O 45º Festival de Inverno de Itabira é uma realização da FCCDA e Prefeitura Municipal de Itabira e conta com patrocínio Vale e apoio da Unimed, Origami Propaganda, Estância do Sol, Coletivo Viravoltear, Instituto ITI, Meet – Restaurant e Lounge, Hotel Pousada Água Santa, Feito por Nós – Lanchonete e Doceria, Restaurante Chico Savassi, Tia Eliana, SP Comunicação, Job Hotel e Italoc.

SERVIÇO
45º Festival de Inverno de Itabira – “Semear… Ser Poético”
Data: 13 a 28 de julho
Local: Itabira, Minas Gerais
Programação gratuita

Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102

Confira a programação completa no www.fccda.com.br/festivaldeinverno