Santana do Morro recebe 16ª Festa do Trabalhador Rural

Evento. A Festa do Trabalhador Rural, este ano em sua 16ª edição, acontece, pela primeira vez na história, em Santana do Morro, no dia 25 de agosto. A comunidade acolhedora, de ricas paisagens, rodeada pela Serra do Caraça, na porta de entrada do Santuário, um dos mais importantes pontos turísticos de Minas Gerais, celebrará as maravilhas do campo, produzidas pelos agricultores locais.

Missa e partilha. Como já é tradição, a Festa é marcada por uma missa campal, que acontecerá às 15h, seguida por mesa da partilha com as quitandas feitas pelos produtores rurais e moradores da comunidade.

Carreiro e Capataz. Para animar a 16ª edição da Festa, às 18h, quem toma conta do palco é a dupla Carreiro e Capataz, com um som que envolve viola caipira e sanfona. No repertório, canções como “Xique Bacanizado”, “Bruto, Rústico e Sistemático”, “É Pra Cabá”, “Será Que Ocê Tá Bem” e “Estouro da Boiada”.

Histórico. O evento é sempre marcado pela valorização do homem do campo, já tendo sido entregues, em edições anteriores, um caminhão zero km para a agricultura familiar, uma Patrulha Agrícola Mecanizada ao Município, além de inaugurado o novo Salão Comunitário de Cubas, destacando aqui, um dos contextos onde se construiu o pilar Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável, da Gestão 5.0. Nos últimos anos já foram palco da festa, Sumidouro, Cubas, Barra Feliz, Bateias e Costa Lacerda. Em 2019, pela primeira vez, a festividade é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.

ODS. A Festa do Trabalhador Rural é um evento alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU(ODS), especificamente ao segundo: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Um dos pontos trabalhados por este ODS é o investimento nos pequenos agricultores, ação esta trabalhada pela Prefeitura de Santa Bárbara não só no contexto do evento, mas também, no momento em que compra alimentos da agricultura familiar local para a merenda escolar.