Itabiranos emplacam medalhas no estadual do Jemg

Atletas de Itabira conquistaram medalhas e resultados satisfatórios durante a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais, realizada entre 30 de julho e 3 de agosto em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, enviou à competição uma delegação formada por times de atletismo paralímpico e baquete masculino.

Acom/PMI

O atletismo paralímpico foi representado por jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabira. A atleta Lígia Anídia conquistou três medalhas de ouro: no salto em distância, nos 1.500 e 400 metros rasos.

Também se destacaram Anniely Natália, com duas medalhas de prata (1.500 e 400 metros rasos); Júlio César Santos, com dois bronzes (lançamento de dardos e 100 metros rasos); Júlio César Santos e Anniely Natália, ambos na quarta colocação por arremesso de peso; e Zaquel Webert Santos, no sexto lugar da corrida de 1.000 metros. Os resultados garantiram a Itabira o segundo lugar geral na modalidade paralímpica.

No basquete disputaram alunos da Escola Estadual Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (Premen). Após vitórias e recuos, a equipe conquistou o quarto lugar na classificação geral mineira. Segundo Vanderci Santos, coordenador-técnico do esporte paralímpico, “é a primeira vez que uma equipe de basquete masculina de Itabira fica entre as quatro potências do esporte estadual”.

A comissão técnica que acompanhou os atletas envolveu os professores Eduardo e Áulio, do Premen, além de Vanderci e a técnica Jéssica Carolina, representando a Apae.