Audiência pública marca Semana Estadual das Juventudes

ALMG/divulgação

Direitos humanos e criação do plano estadual das juventudes também serão objeto das discussões durante a audiência.

A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, nesta terça-feira (13/8/19), uma audiência pública para debater a importância da aprovação de um plano estadual das juventudes, assim como alternativas para que o plano seja implementado, no cenário de restrição orçamentária do Estado.

A reunião, solicitada pelos deputados Ulysses Gomes (PT) e Zé Guilherme (PRB), será realizada a partir das 15h no Auditório José Alencar, e também tem por objetivo comemorar a Semana Estadual das Juventudes.

A semana foi instituída em Minas pela Lei 22.413, de 2016, originária de um projeto do deputado Ulisses Gomes. Segundo o parlamentar, um dos objetivos da comemoração é fortalecer a cultura da paz, dos direitos humanos e das igualdades fundamentais (política, social e jurídica) entre as juventudes. Os direitos humanos inclusive são a temática escolhida pelo Conselho Estadual da Juventude para a edição deste ano da semana.

“As juventudes, assim como Minas na definição de Guimarães Rosa, são muitas. A mesma lei que criou a semana garante a participação do movimento estudantil e de outros juvenis na avaliação da Política Estadual da Juventude pela Assembleia Legislativa”, afirma Ulisses Gomes.

A audiência pública, na opinião do deputado, é uma oportunidade de dar continuidade à construção do Plano Estadual das Juventudes, que vem sendo gestado desde 2016.