Exercício simulado de alto salvamento em caso de rompimento de barragens

Foi realizado na tarde deste sábado, 17 de agosto, na cidade de Itabira/MG, o exercício simulado de alto salvamento em caso de rompimento de barragens.

No cenário montado, simulou-se o rompimento das 15 barragens que potencialmente dispensam rejeitos para dentro do município, conforme estudos técnicos realizados. A ideia de contemplar a hipótese máxima permitiu-nos envolver toda a cidade no exercício, desde as áreas rurais até os bairros centrais.

As atividades de planejamento do simulado foram iniciadas meses atrás, com levantamento de inúmeros dados para o melhor dimensionamento das necessidades. Hoje, no exercício prático, as hipóteses construídas foram colocadas à prova para medição, checagem e validação das ações.

Como forma de mitigar possíveis embaraços, a Defesa Civil realizou pela manhã, 18 palestras com as comunidades, oportunidade em que todas as dúvidas dos presentes foram prontamente esclarecidas.

Às 15h em ponto, conforme estabelecido, foi dado o comando pelos operadores da empresa Vale, para o acionamento das sirenes, dando início à parte prática da atividade.

Conforme medição realizada, 7.770 pessoas deslocaram até algum dos 96 pontos de encontro estabelecidos, o que corresponde à participação de cerca 41% das 19 mil pessoas mapeadas, residentes nas áreas de risco ou adjacências, resultado considerado extremamente satisfatório.

O sucesso nas ações se deu pelo envolvimento e trabalho conjunto de diversos atores, dentre os quais podemos citar: a empreendedora (Vale), Defesa Civil Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil Municipal, dentre outros que direta e indiretamente desenvolveram importantes ações.

Todo o trabalho foi acompanhado pelo Secretário Nacional de Defesa Civil (Cel Alexandre Lucas), pela Defesa Civil de Santa Catarina, pela Defesa Civil de alguns municípios mineiros, por representantes locais do Poder Judiciário e Ministério Público, e por pesquisadores e acadêmicos que trabalham na área.

Entendemos que foi um sucesso todo o resultado alcançado hoje neste simulado. A adesão da comunidade e o empenho de cada agente envolvido foram brilhantes. Os dados coletados agora serão estratificados e analisados, para melhor entender a dinâmica das ações, verificar correções necessárias e aprimorar a forma de atuar em emergências.

O Estado de Minas Gerais sai ainda mais fortalecido como expoente nas ações de Defesa Civil, neste que foi o maior simulado de emergências em barragens já ocorrido no país.

Matérias relacionadas

Defesa Civil fez treinamento na madrugada para avaliar prontidão para emergência 

Simulado de emergência de barragens da Vale em Itabira neste dia 17