Acom/PMCA

Educadores concluem capacitação sobre educação ambiental

Cerca de 60 educadores do 1º ao 5º ano de Catas Altas participaram, no último dia 12 de agosto, do encerramento do projeto “Escola de Vida”. A capacitação foi realizada em parceria com a Cenibra e voltada para educação ambiental.

Durante o programa, foram realizados três encontros em maio, junho e agosto, quando os profissionais receberam o certificado, além de um kit com bolsa, pen drive porta-joias.

Acom/PMCA

Entre os objetivos da capacitação, a intenção foi discutir e desenvolver em conjunto com os educadores conceitos sobre meio ambiente e métodos de sensibilização e divulgação junto às crianças; incentivar a melhoria do meio ambiente nas escolas e seus arredores; incentivar a criação da “Escolinha de Vida”, grupo de crianças para a realização de projetos ambientais; fazer com que os participantes do programa sejam multiplicadores do exercício da cidadania; entre outros.

Nos três encontros, foram realizados oficinas e seminários, onde foram abordados temas como ecologia e saúde integrais; fauna e flora regionais; seres vivos em seu próprio direito; ecologia do cotidiano: a escola e a comunidade; aspectos sociais, ambientais e econômicos do cultivo de eucalipto; e outros.

Em outubro, os educadores ainda vão participar de uma visita técnica no Santuário do Caraça para colocar em prática o que aprenderam durante a formação.

“Essa formação é de extrema importância para nossos profissionais, pois tudo será repassado para os nossos alunos em sala de aula, ajudando-os a se tornarem cidadãos conscientes em um futuro próximo. Sem contar o desenvolvimento profissional dos educadores”, destacou a secretária de Educação Renata Soares.

Segundo o prefeito José Alves Parreira, desde que a atual gestão assumiu em 2017, foram investidos mais de R$ 300 mil na capacitação dos profissionais que trabalham na educação. “Esse é o maior investimento da história do município. E nosso objetivo é fazer mais, pois sabemos da importância de se investir em educação”, reforçou Parreira.

Projeto “Escola de Vida – O projeto “Escola de Vida” é desenvolvido pela Cenibra desde 1996. Desde então, mais de 2500 professores já foram contemplados.