Arrascaeta faz golaço de bicicleta e Fla assume liderança

YouTube/ilustração

Peixe vacila em casa, cede empate para o Fortaleza e cai para o segundo lugar.

É emoção em dose extra se o assunto for Campeonato Brasileiro. Nesse fim de semana oito partidas validas pela 16ª rodada mexeram com a tabela de classificação.

E tem líder novo na parada. Sem dar chance para o azar, o Flamengo foi até o Castelão enfrentar o Ceará e venceu com propriedade para assumir a primeira posição do torneio. O zagueiro Pablo Marí abriu o placar para o Rubro Negro aos 21 da primeira etapa em jogada trabalhada após escanteio.

Em outra boa jogada, dessa vez aos 35, o artilheiro Gabigol ampliou para o time carioca. Esse foi o 12º segundo gol do atacante no campeonato brasileiro, artilheiro isolado.

Na segunda etapa o time comandado por Jorge Jesus administrou a vantagem sem deixar de atacar o adversário. O Vozão, por sua vez, se limitava a chutes de fora da área e cruzamentos. No último lance da partida, uma pintura. Rafinha cruzou na área e Arrascaeta completou com um bicicleta incrível que fechou o placar. Final, Ceará zero, Flamengo três. O resultado botou o Fla na liderança da tabela, enquanto o Ceará caiu duas posições e agora é o 13º.

E o Fla só assumiu a liderança porque o Santos deu um vacilo enorme. Jogando em casa, o Peixe recebeu o Fortaleza e começou imperdoável. Logo no primeiro ataque Marinho abriu o placar. Por volta dos 10 minutos foi a vez de Jorge, lateral convocado para a seleção, acertar um chutaço de primeira e fazer a alegria santista. Antes do intervalo, Eduardo Sasha fez o terceiro do time da casa.

O jogo parecia liquidado, mas aí veio o segundo tempo e a reação do Leão do Pici. Aguilar fez pênalti em Edinho aos 14. Wellington Paulista fez e diminuiu. Aos 22, Carlinhos tocou para o atacante, que fez o segundo dele e do Fortaleza. O Santos tentava reagir, mas errava passe simples. O castigo final veio no último lance da partida, Tinga fez o terceiro do Tricolor e decretou o empate na Vila. Final, Santos três, Fortaleza três. O Peixe agora tem os mesmos 33 pontos que o Flamengo, mas fica na segunda posição por conta da quantidade de gols marcados. O Fortaleza está em 15º lugar.

Outra equipe que fez a festa do torcedor foi o Vasco. O Gigante da Colina recebeu o São Paulo em casa e venceu por dois a zero. Talles e Felipe Bastos fizeram os gols da vitória. O resultado fez o Vascão se afastar da zona do rebaixamento, e agora ocupa a 14ª posição. Apesar da derrota, o Tricolor Paulista ainda está em quarto lugar.

O Goiás jogou em casa e venceu o Internacional, reagindo na competição e quebrando a sequência sem vitórias. Dois a um para o Esmeraldino que está em 11º. O Colorado é o sétimo colocado.

Em Santa Catarina, o lanterna Avaí e o Corinthians, em quinto, empataram em um a um, mesmo placar do duelo entre CSA e Cruzeiro. A equipe alagoana é a penúltima, enquanto a Raposa é a 16ª na tabela.

Com o time reserva, o Grêmio derrotou o Athletico Paranaense por dois a um em Porto Alegre. O Tricolor Gaúcho está na 12ª posição, enquanto o Furacão é o nono.

Surpresa no Independência. O Bahia foi até Minas Gerais e venceu o Atlético Mineiro por um a zero, gol de Gilberto. O resultado deu ao Bahia o oitavo lugar, enquanto o Galo caiu uma posição e é o atual sexto colocado.

Uma partida fecha parcialmente a rodada nesta segunda feira (26) . O décimo colocado, Botafogo, pega a Chapecoense, em 17º, no Engenhão. A bola rola à partir das oito da noite, horário de Brasília.

Raphael Costa