Câmara aprova projeto que obriga professores a aprenderem primeiros socorros

Acom/CMI

Os vereadores aproaram em primeiro turno e por unanimidade, na tarde desta terça-feira (10), o Projeto de Lei 77/2019, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensinos públicos e privados em Itabira.

Acom/CMI

A medida, segundo o vereador Solimar José da Silva (Solidariedade), autor da matéria, tem como principal objetivo aumentar a segurança dos alunos e preservando-lhes a vida, num caso de emergência, até que o socorro profissional chegue até o local. A matéria precisa passar por segunda votação para ser encaminhada à sanção do prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), o que deve ocorrer na próxima semana.

A redação do projeto prevê que pelo menos 30% dos funcionários de cada uma das instituições de ensino sejam treinados para prestar os primeiros socorros e terão que estar equipadas também com kits especializados. A carga horária destes treinamentos, segundo o projeto, será definida pela Secretaria Municipal de Saúde e também pelo Corpo de Bombeiros.

Saiba mais – De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, define-se os primeiros socorros como a prestação e assistência médica imediata a uma pessoa ou uma ferida até à chegada de ajuda profissional. Centra-se não só no dano físico ou de doença, mas também no atendimento inicial, incluindo o apoio psicológico para pessoas que sofrem emocionalmente devido a vivência ou testemunho de um evento traumático.