Detentos de Itabira fazem greve de fome após mudança em dias de visita

Os detentos do presídio de Itabira/MG estão em greve de fome. Esta situação vem acontecendo desde que os presos tomaram ciência que a visita dos parentes, que era semanal, passou a ser quinzenal.

Este final de semana, mais precisamente no dia 8 de setembro de 2019, teria sido a última vez que os parentes puderam visitar os detentos dentro do prazo de sete dias, e agora, a próxima visita somente passados 15 dias. De acordo com informações, isso seria uma das motivações para os detentos começassem a fazer a greve de fome.

Veja mais +

De acordo com o que foi apurado, a unidade prisional foi construída a cerca de dez anos com a capacidade para 192 internos e atualmente abriga um total de 390 detentos. Com esta situação de greve os detentos estariam recusando o marmitex que chega na porta da cela, assim sendo devolvido. Desde a manhã de segunda-feira (9), eles se recusam a comer o almoço, o jantar, bem como o café servido a todos.

Nossa reportagem compareceu na porta do Presídio na noite desta segunda-feira (8), por volta das 21h30, para verificar a situação e constatou que o clima lá é tenso. Alguns agentes penitenciários estão ficando sobrecarregados, tendo que dobrar em seus respectivos turnos para dar suporte aos demais colegas na segurança da Unidade. A falta de agentes principalmente do sexo feminino para dar buscas nas visitantes seria um dos motivos pela ampliação do intervalo entre as visitas.

Nossa reportagem solicitou também explicações junto à SEAP (Secretaria de Estado de Administração Prisional), para verificar os procedimentos que estão sendo tomados quanto a greve de fome, as questões relacionadas à mudança na visita dos parentes e a falta de agentes penitenciários para o volume de 390 detentos, mas até o fechamento da matéria não teve retorno.

Clique e veja LIVE na porta do Presídio.

 

Matérias relacionadas 

2019-08-23 – Prefeitura de Itabira doará Fazenda Palestina para construção de novo presídio

2019-08-22 – Presídio será construído abaixo da Pedreira, na Fazenda Palestina

2019-08-14 – Local do novo presídio de Itabira ainda está indefinido

2019-07-10 – Barragens: Presídio de Itabira pode ser transferido de local