Alunos do CNSD são classificados para a 2ª Fase das Olimpíadas Nacional de Ciências

Cinco alunos do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD) foram classificados para a 2ª fase das Olimpíadas Nacional de Ciências (ONC) 2019. A prova da segunda etapa – com questões de Física, Química, Astronomia e Biologia – será realizada em 21 de setembro, no Instituto de Ciências Exatas da UFMG, em Belo Horizonte.

A ONC é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantã e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), responsáveis por sua execução por intermédio da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Por meio de resolução de problemas, as questões têm o intuito de aferir o conhecimento integrado dos participantes nos temas aplicados.

O objetivo da atividade é despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições do Ensino Superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições de Ensino Fundamental e Médio. Além disso, busca identificar estudantes talentosos, incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e proporcionar desafios visando o aprimoramento das formações.

Segundo a diretora do CNSD, Luciene Alvarenga, a instituição de ensino sempre incentiva a participação dos alunos em diversas olimpíadas do conhecimento. “Essas atividades proporcionam aos alunos novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos e são oportunidades únicas para que ele possa desenvolver agilidade de raciocínio. O resultado obtido durante esta competição mostra a dedicação dos nossos alunos e o trabalho desenvolvido pela escola”.

Confira os alunos classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC):

• Mateus Garcia Madeira – 1ª Série
• Júlia Cecília Silva Oliveira – 2ª Série
• Dayvison Henrique de B Araújo Costa – 3ª Série
• Pedro Henrique Reis da Silva Lima – 3ª Série
• Tiago Cezar Fonseca – 3ª Série