PM acaba com garimpo ilegal no Rio Santa Barbara e aplica multa

Os Policiais Militares sediados no 4º Pelotão de Meio Ambiente de na cidade de Itabira, fizeram mais uma operação de combate a exploração ilegal de minerais, onde apreendeu e destruiu maquinários tipo draga, que estavam em atividade no momento da ação no Rio Santa Bárbara, que fica entre as cidade de João Monlevade, São Gonçalo e Itabira.

Nesta quinta-feira (12), a equipe dos Sargentos Adão, Isaac e Evando, foram até o local para verificar informações de garimpeiros explorando o fundo do Rio Santa Bárbara, num local que seria da reserva legal do Projeto Morro do Chapéu, num trecho de longa caminhada e difícil acesso chegando ao acampamento que não tinha ninguém.

Descendo até as margens do rio localizaram draga, e o garimpeiro que ao avistar os Militares pulou na água saindo na outra margem e sumiu em meio a mata fechada.

Como o local é difícil para fazer a retirada do equipamento, sendo uma bomba de sucção, compressor, motor, dois mangotes extensos e sete trajes de mergulho, todos foram danificados de forma que não voltem a funcionar.

Mais abaixo no rio os Militares surpreenderam três garimpeiros, e neste local foi apreendido todo equipamento, que deve valer cerca de R$ 20.000,00 mil reais. Sendo o proprietário identificado e dada voz de prisão, onde assinaram o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) ficando marcado hora e data para comparecer ao Ministério Publico do Estado. Se aplicada multas podem ultrapassar os valores de 30 Mil reais.