Pinterest/ilustração

‘Amigo Bicho’ educa sobre guarda responsável e cuidados com animais

Pinterest/ilustração

Com o objetivo de educar crianças sobre a guarda responsável e os cuidados com os animais, a Prefeitura de Itabira, em parceia com o Centro Universitário Una e a Associação de Moradores e Protetores dos Animais da Região de Itabira (Ampari), promoverá ações em escolas e praças da cidade, por meio do projeto Amigo Bicho.

Na próxima terça-feira (15), alunos da Escola Municipal Nico Andrade receberão a equipe do projeto: das 7h30 às 11h, as crianças do 2º ao 5º ano participarão de atividades lúdicas, com exibição de vídeo educativo e produção de desenhos.

“Construir um mundo onde homens e cães vivam em harmonia é responsabilidade de todos. Cuidar de um animal é um compromisso sério, para toda a vida. Os animais podem viver de 10 a 15 anos ou mais. O tutor tem a responsabilidade de assegurar o seu bem-estar e a falta desse compromisso gera sofrimento aos animais e o aumento do abandono, agravando esses problemas nas cidades”, alertou a diretora de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Kelley de Pinho Generoso.

Para levar conscientização sobre o assunto a mais crianças, no dia 19 as atividades acontecem na praça Geraldo Julião Pinto, no bairro João XXIII. Ainda de acordo com Kelley Generoso, diversas ações serão realizadas a fim de envolver a interação com a comunidade.

“Alguns cuidados são básicos para quem quer ter um animal em casa e o tutor não pode se furtar de garanti-las aos animais como, por exemplo, a esterilização cirúrgica, vacinação, cuidados com a saúde – levando sempre ao médico veterinário, identificação e registro para ajudar o animal a ser encontrado mais facilmente em caso de perda, oferecer comida de boa qualidade e água fresca, abrigo adequado, brincadeiras e exercícios, liderança amorosa – pois não precisa bater para educá-los – higiene e combate a parasitas”, explicou a diretora.