12 de outubro, Dia dos Cuidados Paliativos no HNSD

HNSD/divulgação
HNSD/divulgação

O segundo sábado do mês de outubro é considerado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. A causa é importante e, por isso, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) está com ações previstas para os próximos dias com a intenção de chamar a atenção da população para os objetivos da campanha, que este ano tem como tema “Meu Cuidado. Meu Direito”.

A instituição implantou a Comissão de Cuidados Paliativos, que iniciou suas atividades em janeiro de 2018 e conta com diversos profissionais. A ideia é oferecer cuidados assistenciais para os pacientes, visando melhor qualidade de vida através da prevenção e alivio do sofrimento imposto. Até o momento, já foram abordados 70 pacientes, destes, a equipe conquistou cerca de 30% de desospitalizações e 10% estão em acompanhamento.

Todo ano, a The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental que se concentra no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e Hospices no mundo, elege um tema para a campanha.

“É uma abordagem que vai promover ao paciente e ao familiar, uma melhor qualidade de vida, pode ser no momento do diagnostico ou não. O objetivo [dos cuidados paliativos] é buscar a necessidade do paciente dentro da sua individualidade, dos seus valores, de suas crenças. Isso tudo dentro de um trabalho humanizado”, explicou Samira Menezes, farmacêutica que faz parte da Comissão.

Nessa modalidade de tratamento, o principal cuidado é com o diálogo, que deve ser aberto entre todos: equipe médica, família e paciente. É o que destaca Lúcia Maria oliveira, assistente social do HNSD.

“A proposta é cuidar do paciente em todos os seus aspectos – físico, mental, espiritual e social -, incluindo a família. A equipe tem a compreensão da doença do paciente que vem proporcionar ampla e diversificada observação, além da analise com o intuito de identificar aspectos positivos e negativos relevantes para a evolução de cada caso”, disse.

Matéria relacionada

Mês dos Cuidados Paliativos será celebrado no HNSD