Acita e parceiros entram na Campanha Outubro Rosa

Para lembrar a luta contra o câncer de mama, a Acita – Associação Comercial Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira, por meio do Programa Acita Mulher em parceria com a Unimed Itabira e Secretaria Municipal de Saúde, vão realizar no mês de outubro algumas ações em apoio à Campanha Outubro Rosa 2019. O tema da Campanha este ano é: “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”. A mobilização pretende alertar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No dia 19 de outubro acontece uma caminhada com a participação de diversas instituições, para chamar a atenção da população. A concentração será às 8h na Feira dos Produtores Rurais, passando pela Av. João Pinheiro com destino à Praça Acrísio Alvarenga.

Duas palestras com médicos especialistas acontecerão no mês de outubro em escolas públicas, com o objetivo de informar jovens estudantes sobre a conscientização a respeito dos sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

No dia 30 de outubro, encerrando a campanha, será realizada uma palestra na Acita com o Grupo Pérola de Minas.

A campanha conta ainda com o apoio das seguintes empresas e instituições: COI/HNSD, Set Imagens, Funcesi, Genildo Eletro, Posto Pires, Academia Impacto, Number One, Supera, Sorveteria Pinguim, Açaí e Cia, Cia das Flores, Vazolândia, Floricultura Central, Meet Restaurante e Lounge, WS Comunicação e Casa dos Aviamentos.

O Câncer de Mama no Brasil
A doença é o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. Apenas no Brasil, segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, isto representa em torno de 25% dos cânceres que acometem o sexo feminino.

As mulheres precisam ficar atentas aos principais sinais que podem representar sintomas da doença, como : caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores são relacionados ao desenvolvimento da doença. Mas alguns hábitos saudáveis podem reduzir os riscos de desenvolver o câncer de mama como: a prática de atividade física, alimentação saudável, manutenção do peso corporal. Ainda segundo o INCA cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos.

As mulheres precisam ficar alerta aos sinais do próprio corpo e fazer a mamografia, que pode ajudar a identificar o câncer antes de aparecerem os sintomas.