Agência Vale/divulgação

André Viana: “Substituição dos vagões pela Vale é reivindicação do Metabase”

O presidente do Metabase André Viana comemorou a troca dos vagões pela empresa Vale. De acordo com ele, é mais uma ação do Metabase: “Essa é uma reivindicação que estamos fazendo desde o ano passado, quando, no programa de rádio e boletins, cobramos da empresa maior conforto no transporte de passageiros. Apelidamos o trem de “sucatão”, afinal, era vergonhoso o que a empresa oferecia”.

Agência Vale/divulgação

Segundo André, a ideia ganhou mais força quando durante as reuniões para montagem de pauta para o acordo coletivo especifico ele fez uma viagem e percebeu a qualidade dos vagões à época.

“Sou usuário daquele transporte, achei um abuso o que a Vale oferecia à população Itabira, especialmente os trabalhadores da empresa, por isso, incluímos como uma das pautas para apresentar à empresa a troca imediata dos vagões”. Ele lembrou que conseguiram no acordo coletivo específico deste ano, além da substituição do vagões, que o passe de trem tivesse um aumento de 50%, aumentando de 4 para 6 passes. Os aposentados e pensionistas que já utilizavam também gozam deste benefício.

“Essa reivindicação foi devido as constantes perdas no passado. Inicialmente eram 12 passagens, reduziram para 8 e depois para 4. Apesar de representarmos os trabalhadores do setor extrativo, temos consciência que as decisões que o Sindicato Metabase, impactam muitos setores de nosso município, trazendo benefícios importantes para a população, a troca do vagões é um exemplo. Um outro exemplo é o setor econômico, uma vez que os reajustes salariais em decorrência do Acordo Coletivo, que estamos discutindo, aumenta o poder de compra dos 4.000 funcionários da Vale e obviamente fomenta o comércio local”. finalizou André Viana.

Agência Vale/divulgação

SAIBA MAIS
De acordo com nota emitida pela empresa, o conjunto de vagões é composto por uma locomotiva, um vagão gerador, um vagão classe econômica com assentos adaptados para cadeirante, mais espaçoso e confortável. A frota conta ainda com um sistema de abertura e fechamento automático das portas externas, bem como as localizadas entre um carro e outro, que ajudam na manutenção da temperatura dos carros.

Mais modernos, os banheiros têm tecnologias que priorizam o uso sustentável dos recursos naturais. O sistema de descarga, por exemplo, é a vácuo, semelhante ao utilizado na indústria da aviação, o que reduz o consumo de água. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, tornando a viagem ainda mais segura e agradável para os usuários.