Acom/PMI

Itabira recebe Nanete Neves, primeira jornalista a entrevistar Drummond

Neste sábado (26), a jornalista Nanete Neves estará na Casa de Drummond (Praça do Centenário, 137, Centro), a partir das 17h30, para um genial bate-papo com os amantes da obra do poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade. Autora do livro “O poeta e a foca”, Nanete Neves foi a primeira jornalista a entrevistar Drummond, em 1977, quando o poeta completou 75 anos de idade. O encontro acontece dentro da programação do 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana.

Durante o bate-papo Nanete Neves vai contar, entre outras coisas, como uma foca (jargão jornalístico que denomina jornalistas iniciantes) conseguiu entrevistar o poeta maior – proeza inédita até então. Segundo relatos, em 1977, Carlos Drummond completava 75 anos sem nunca ter dado uma única entrevista. Toda a imprensa estava à sua procura. No entanto, apenas Nanete Neves – que até então atuava no jornal paulistano Shopping News – foi recebida pelo poeta em seu apartamento na zona sul carioca, onde, dizem, nem os amigos tinham acesso.

No livro, a autora narra como foi esse encontro que rendeu boas matérias e uma ótima amizade. Nanete Neves lembra ainda as entrevistas com os intelectuais que lhe falaram sobre o jeito de ser de Drummond, suas manias, sua visão de mundo e singularidades, preparando-a para o grande encontro. São eles: Antônio Houaiss, Affonso Romano de Sant’Anna, Ferreira Gullar, Antônio Callado, Pedro Nava, entre outros.

Sarau Drummonzinhos e Miguilim

Ainda neste sábado (26), às 19h, na Casa de Drummond, o programa sociocultural Drummonzinhos, que realiza um trabalho de disseminação da obra drummondiana, recebe o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, responsável por promover a obra de Guimarães Rosa. O evento é gratuito.

Confira a programação completa em https://bit.ly/36480Hu. Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102.