Desde 2016 a ALMG participa da campanha internacional Outubro Rosa, que trata da importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama - Arquivo ALMG - Foto: Flávia Bernardo

Câncer de mama pauta audiência no Outubro Rosa

Na quarta (30), comissão reúne entidades e especialistas para debater priorização de políticas de prevenção.

Ainda dentro da programação pelo Outubro Rosa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Comissão de Saúde promove nesta quarta-feira (30/10/19) audiência pública para debater as politicas desenvolvidas no Estado para o câncer de mama e celebrar as ações de prevenção e combate à doença.

A reunião foi solicitada pelo deputado Carlos Pimenta (PDT), que preside a comissão, e será realizada às 10 horas, no Teatro da ALMG.

Segunda maior causa de morte entre as brasileiras, o câncer de mama tem cerca de 50 mil novos casos por ano registrados no País, conforme apontam dados do Ministério da Saúde.

Além da prevenção, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura da paciente. Por isso, o deputado alerta para a necessidade de priorizar políticas públicas mais eficientes de prevenção e tratamento.

Ele defende, por exemplo, que as mulheres a partir dos 40 anos de idade tenham acesso à mamografia sem a necessidade de prescrição médica.

Desde 2016 a Assembleia de Minas participa da campanha Outubro Rosa, com uma série de ações para conscientizar a sociedade sobre fatores de risco e medidas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Para a audiência, foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Saúde, além de representantes do Ministério Público, do Instituto Mário Penna, de entidades de apoio a pacientes e ainda médicos oncologistas.